Um incêndio num prédio da Telefônica no município de Barueri, na Grande São Paulo, afetou equipamentos e serviços prestados pela empresa nesta quarta-feira (25), causando problemas em muitas empresas que usam infraestrutura da Telefônica, incluindo o Propmark, que ficou fora do ar por mais de quatro horas (a partir das 15h).

O Data Center, instalado em Alphaville, hospeda servidores e outros equipamentos, além de fazer o gerenciamento de dados da empresa e de clientes de grande porte. O edifício foi afetado, por volta das 15h, por um princípio de incêndio restrito à sala de equipamentos de ar condicionado. Segundo a Telefonica, em função do problema, por orientação do Corpo de Bombeiros, a energia foi preventivamente desligada e restabelecida logo após vistoria técnica.

A empresa informou em nota que usuários domésticos do Speedy e pequenas empresas com contas empresariais não foram afetadas pelo incêndio no data center.

Em julho do ano passado, uma pane em equipamentos da companhia deixou seus clientes residenciais e corporativos sem acesso à web entre os dias 2 e 3 de julho. Uma investigação concluiu que um defeito num roteador na cidade de Sorocaba, interior paulista, desencadeou a pane que levou mais de 24 horas para ser solucionada.