Hub lançado no Dia das Mulheres utiliza social listening e metodologia própria para identificar desafios reais enfrentados por mulheres

O mercado publicitário tem sido constantemente desafiado a desenvolver campanhas mais inclusivas e alinhadas às discussões sociais contemporâneas. A necessidade de um olhar mais atento às pautas de diversidade e representatividade tem levado marcas e agências a buscarem soluções estratégicas que realmente impactem o público.

Pensando nisso, neste Dia das Mulheres, a Inconvencional lança o Hub.Inc Hilda, um centro de inteligência criado com o objetivo de mapear e interpretar as principais conversas sobre a vida das mulheres na sociedade atual, fornecendo material para campanhas mais autênticas e eficazes.

A iniciativa homenageia Hilda Schutzer, uma das grandes pioneiras da publicidade brasileira e a primeira mulher a presidir uma agência no país. Seu legado abriu portas para a participação feminina em um setor historicamente dominado por homens. Com essa inspiração, o Hub.Inc Hilda se propõe utilizar diversas metodologias próprias para identificar padrões, tendências e tensões sociais, traduzindo esse conhecimento em insights estratégicos para marcas que desejam estabelecer uma comunicação mais genuína com o público feminino.

Confira o Hub.Inc Hilda completo:

HubIncHilda | Instagram | Linktree
Um Hub Inconvencional para falar sobre Mulheres.

Inteligência de dados

Um dos pilares centrais do Hub.Inc Hilda é o cruzamento de diversas ferramentas e metodologias para compreender, de forma mais aprofundada, a realidade das mulheres e os desafios que elas enfrentam no dia a dia. Entre suas principais ferramentas está a Mandala das Dores, um sistema de social listening que analisou mais de 400 mil menções sobre dificuldades enfrentadas pelas mulheres brasileiras.

O levantamento revelou um dado alarmante: foram encontrados 45.059.700 caracteres de conteúdos expressando preconceito e violência simbólica contra mulheres. Para dimensionar esse impacto, se essas palavras fossem dispostas lado a lado, cobririam 189,25 km – distância equivalente entre São Paulo e Ribeirão Preto.

Além do monitoramento de menções e discursos e de ser constantemente atualizado, o Hub.Inc Hilda se estrutura em uma série de iniciativas complementares. Entre elas, destaca-se a Vitrine Inc, um acervo de campanhas publicitárias dos últimos 10 anos que abordam temas como empoderamento feminino, assédio e violência de gênero. O projeto também conta com o Inc Pulse, um mapeamento de dados e fatos sobre mulheres na sociedade, nas agências de publicidade e nas campanhas publicitárias.

O Hub.Inc Hilda ainda conta com outras iniciativas, como o Calendário Feminista, com compilado de datas importantes relacionadas à luta pelos direitos das mulheres; o Mapeamento de Influenciadoras brasileiras e suas ativações com as marcas, materiais de apoio como reports sobre a temática, entre outras.

Imagem: Divulgação

Ao reunir e analisar esses dados, o Hub.Inc Hilda busca fornecer um panorama realista e embasado sobre as diversas camadas da vivência feminina na sociedade. “Ao analisarmos as tensões enfrentadas pelas mulheres, percebemos que muitas discussões ainda são limitadas a determinados recortes sociais. O empoderamento, por exemplo, nem sempre chega de forma igual para todas, especialmente para aquelas em situação de vulnerabilidade. Nossa intenção com essa plataforma é trazer um olhar mais amplo e inclusivo sobre a diversidade de experiências femininas”, afirma a Inconvencional.

Insights

Mesmo com avanços na luta por igualdade, as mulheres ainda enfrentam barreiras invisíveis que impactam suas vidas e oportunidades. A partir das análises do Hub.Inc Hilda, foram identificadas algumas das principais tensões que limitam a plena equidade de gênero.

Uma delas é a invisibilidade das mulheres acima de 50 anos. Se na juventude elas são vistas como inexperientes, com a maturidade passam a ser consideradas ultrapassadas. A publicidade, a moda e o mercado de trabalho frequentemente as ignoram, como se fossem irrelevantes para tendências e consumo.

Outra tensão observada pelo Hub.Inc Hilda é que o discurso do empoderamento feminino nem sempre alcança todas as mulheres. Muitas das pautas amplamente debatidas – como igualdade salarial e liderança – refletem a realidade de mulheres da classe média e alta, enquanto aquelas em situação de vulnerabilidade enfrentam desafios mais básicos, como segurança contra feminicídio e acesso à higiene menstrual.

A carga mental dentro de casa também segue sendo um obstáculo para a equidade. Mesmo conquistando espaço no mercado de trabalho, as mulheres continuam sendo as únicas a lembrar de organizar a rotina familiar, comprar presentes ou marcar consultas médicas, acumulando uma sobrecarga invisível que raramente recai sobre os homens.

Além disso, ser mulher ainda vem com um custo extra. Desde o skincare até as roupas de trabalho, atender aos padrões de beleza exige um investimento maior de tempo e dinheiro do que o necessário para os homens, tornando-se uma espécie de "taxa invisível" da feminilidade.

Por fim, a tão incentivada independência financeira feminina muitas vezes ignora desigualdades estruturais. O empreendedorismo, por exemplo, é apontado como caminho para a autonomia, mas as mulheres ainda enfrentam dificuldades no acesso a crédito, investimentos e educação financeira, tornando essa independência mais difícil do que parece.

“Essas tensões refletem desafios reais enfrentados pelas mulheres, mas também abrem espaço para que as marcas assumam um papel ativo na transformação social, fortalecendo sua conexão com o público feminino e impulsionando mudanças concretas rumo à equidade de gênero”, afirma Pamela Kirsner, co-fundadora da Inconvencional.

Pamela Kirsner e Daniel Dante, fundadores da Inconvencional

Inconvencional

A Inconvencional nasce com o propósito de transformar projetos em soluções que rompem com os padrões convencionais. Seu modelo de trabalho une a análise de dados e conhecimento cultural para ajudar marcas, agências e criadores de conteúdo a criarem narrativas autênticas.

Além do HUB.Inc, a Inconvencional oferece outros três serviços estratégicos: PopPulse – pesquisa de campo que escuta e traduz a voz dos brasileiros; LabZ – um laboratório criativo e estratégico focado nas gerações Alpha, Beta e Z; Inc. – uma consultoria que impulsiona o inconvencional dentro de cada projeto.

“Acreditamos que atitudes convencionais geram resultados convencionais. Por isso, nossos produtos e serviços são plug and play, permitindo que nos conectemos a diferentes modelos de negócios para revelar o inconvencional em cada iniciativa.”