A Índia é o país que mais utiliza o smartphone para acessar sites de busca. Um levantamento do SEMrush aponta que 66% das buscas feitas no país usam o dispositivo móvel. O Brasil e os Estados Unidos aparecem um pouco abaixo, com 55% e 58%, respectivamente. O ranking das buscas por desktop é liderado pelos francesas, com 54%. A pesquisa envolveu dados do Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Espanha, Índia e Austrália.

iStock/gawrav

O Reino Unido, por sua vez, tem a maior parcela de uso de tablets, com 14% da pesquisa por esse dispositivo. Austrália e Alemanha vêm em segundo lugar, com 10% de uso dos tablets. O Brasil mostra que apenas 2% das consultas são feitas por lá.

O crescimento mais significativo nas pesquisas por dispositivos móveis está na Índia porque aumentou 10,6% nos últimos três anos. O Brasil apresenta resultados semelhantes, com crescimento de 9,5%. A média global de crescimento é de 5% a 7%.

“O aumento do tráfego de dispositivos móveis é impressionante. No Brasil mais de 50% de todo o tráfego vem do celular e isso mostra como a Internet mudou em tão pouco tempo”, diz Olga Andrienko, Head de Global Marketing da SEMrush.

Do ponto de vista do marketing digital, a executiva ainda afirma que a pesquisa mobile é crucial para o SEO local. “A intenção dos usuários de encontrar lugares próximos é muito maior em dispositivos móveis e sites que ainda não estão seguindo essa tendência terão dificuldade em alcançar os concorrentes mais presentes nos resultados de pesquisa por dispositivos móveis”, finaliza Andrienko.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação