Com passagens por empresas como Pepsico e Procter & Gamble, a executiva Andrea Alvares ocupa há 18 meses a posição de vice-presidente de marketing da Natura, onde vem dedicando atenção especial às questões relacionadas à sustentabilidade. Ela é a representante brasileira no júri da competição Glass Lions, que discute mudanças no pensamento criativo com o propósito de incentivar alterações culturais. Combate a intolerância, empoderamento feminino e consciência social, por exemplo, estão no foco da área, que chega ao seu terceiro ano em 2017. Veja os principais pontos da entrevista.

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EXPECTATIVA

É realmente uma honra ter sido escolhida para compor esse grupo. Esta indústria tem enorme influência cultural, mas precisa urgentemente de mudanças para ampliar seu olhar e atuar sobre os desequilíbrios existentes na própria indústria e no mundo. O simples fato de haver apenas três mulheres entre os 16 jurados brasileiros mostra o quanto ainda é preciso avançar.

RELEVÂNCIA

Num momento em que a intolerância ressurge com bastante força em várias partes do mundo, a indústria criativa deve se unir e propagar uma mensagem de igualdade, respeito e inclusão. Ao celebrar cases que contribuem para a diminuição da desigualdade entre gêneros e de injustiças sociais, esta categoria nos inspira e renova a esperança na criatividade humana.

TEMAS

A agenda de desenvolvimento sustentável perpassa uma ampla gama de temas – de questões de gênero a meio ambiente e desigualdade social, entre outros – e traz às empresas o desafio de gerar impacto positivo na sociedade, indo além da redução de impactos negativos gerados por suas atividades produtivas. Acredito que este é o debate que move os negócios que desejam perdurar.

SINAL DE ALERTA

As empresas são agentes de mudança positiva quando conciliam a ambição legítima de crescer e gerar lucro com a virtude de criar valor para a sociedade como um todo. Isso significa promover o bem social, ambiental, econômico e cultural. Empresas mais conscientes percebem que há uma necessidade cada vez maior de participar da vida da sociedade em que elas se situam, em dimensões que vão além da econômica. Isso deve não só embasar o comportamento empresarial, mas também se materializar em coisas tangíveis.

SUSTENTABILIDADE

Já foi opção, passou a ser uma necessidade e hoje é mais que um dever. A sustentabilidade simplesmente define se haverá futuro neste planeta. A evolução da noção de sustentabilidade é acompanhada pelo surgimento do conceito de capitalismo consciente. Vemos um despertar crescente para a urgência das questões socioambientais. Cada vez mais, há maior engajamento de governos, empresas e cidadãos. Somos parte desse movimento e nosso modelo de negócios mostra que é possível conciliar lucro com geração de valor para a sociedade.

BRANDING

Entre os principais atributos da marca Natura destacam-se beleza, natureza, inovação, criatividade, brasilidade e cuidado. A sustentabilidade perpassa tudo isso, e essas dimensões são traduzidas por nossas marcas, que materializam esses atributos em nossos conceitos e produtos.

REDES SOCIAIS

Os consumidores estão cada vez mais atentos à forma de agir das empresas. Logo, não basta ficar apenas no discurso. Não por acaso, as marcas estão mais conectadas e engajadas com temas que movimentam os debates nas redes sociais. Há alguns elementos fundamentais que efetivamente transformaram a dinâmica da relação entre marcas e consumidores e que vêm se acentuando nos últimos anos: mais transparência, mais diálogo, mais opções, mais conectividade e mais busca por impacto positivo no mundo.