Não é de hoje que o Dia das Crianças é um termômetro de como será o Natal, principal data do comércio no Brasil. Este ano, não será diferente. A indústria anunciou 1,5 mil lançamentos para as duas datas. A maior parte dos fabricantes aposta na tecnologia, mas não deixa de lado os clássicos infantis.
A Sunny Brinquedos, por exemplo, apostou em marcas como Playmobil, “Frozen” e “Divertida Mente”. Um dos lançamentos é o Elsa Kit de Beleza, com a boneca inspirada no desenho da Disney e nove acessórios de cabelo. Outro lançamento é o PlaySet Central de Controle da Mente, onde a criança comanda suas emoções.
Entre as novidades da Estrela está a coleção inspirada no “Show da Luna”, animação exibida no Discovery Kids. Os bonecos colecionáveis da Luna, do Júpiter, irmão mais novo da personagem, e do Cláudio, furão de estimação que participa de todas as aventuras, são algumas das novidades.
Vale ressaltar que, atualmente, 90% dos brinquedos são baseados nos desenhos animados, por meio de licenciamentos das marcas. Para este ano, a indústria de brinquedos aposta no crescimento do consumo. A previsão de faturamento para 2015 é de R$ 5,9 bilhões, um aumento de 15% em relação a 2014.
De acordo com a Abrinq, no Brasil, o consumo per capita em 2014 foi de sete brinquedos por habitante. Nos Estados Unidos, a média é de 28 e no Japão, 34. A Abrinq estima que o consumo per capita para 2015 seja de oito brinquedos.
Além da indústria de brinquedos, outros segmentos aproveitam o Dia das Crianças para atrair os pequenos. O Grupo Prepara expande seus negócios e traz ao Brasil a Pingu’s English, que oferece ensino de inglês para crianças de 3 a 8 anos.