Antes da revelação dos ganhadores de Integrated, que foi feita no último dia do Festival de Cannes (25), a campanha Infinitas possibilidades, da AlmapBBDO para a Getty Images, já havia ganhado seis Leões em quatro categorias diferentes – Print & Publishing, Direct, Digital Craft e Outdoor. No mesmo dia de encerramento ainda ganhou mais um em Film e, apesar de o júri não necessariamente considerar os resultados anteriores para tomar as decisões, a natural seleção da campanha para ganhar um Leão de bronze por sua estratégia integrada de plataformas consagrou a participação.
No total, a ação que monta os rostos de personalidades como Dalai Lama, Angela Merkel e o papa Francisco com partes dos rostos de outras pessoas conquistou oito Leões. Um de ouro e um de prata em Print & Publishing, mesmo desempenho obtido em Outdoor. Outra prata em Digital Craft e bronzes em Direct e Film. O oitavo foi justamente o bronze em Integrated, área que concedeu apenas 13 Leões.
A performance foi destacada pelo CCO da AlmapBBDO, Luiz Sanches, que também foi um dos jurados de Integrated. “Todas as peças foram conversadas e debatidas em um nível muito alto e foi um orgulho ter a peça premiada nessa área porque o craft, a qualidade da execução da campanha, foi muito importante na definição dos Leões e do Grand Prix”, diz. “Porque a questão não é simplesmente espalhar a ideia. Qualquer grande ideia pode e deve ser espalhável, mas a maneira como se faz isso é fundamental. E a campanha para a Getty Images prima nesse sentido. Por isso chegou tão longe no festival”, complementa. O Brasil foi o único país latino a ganhar em Integrated (veja ranking nesta página).
A grande vencedora em Integrated foi a campanha de lançamento da quarta temporada da série House of Cards, da Netflix, que foi criada pela BBH New York. Com intervenções em diferentes mídias, a agência desenvolveu anúncios fictícios da campanha presidencial do personagem Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey, e inseriu no noticiário político dos países em que a série está disponível.
Nos Estados Unidos, o auge da ação ocorreu durante os debates da corrida presidencial entre os candidatos republicanos e democratas que disputavam as prévias. A estratégia de invadir o noticiário político real com o momento narrativo da atração também foi vista no Brasil, quando as revistas semanais Veja e CartaCapital publicaram simulações de capas sobre a trajetória do presidente norte-americano na série da Netflix. Já no Facebook, viralizou uma carta timbrada assinada pelo próprio Frank Underwood.