Responsabilidade em garantir que decisões sejam justas e equilibradas

Única brasileira a presidir um júri no festival de Cannes 2023, na categoria de Social & Influencer Lions, Samantha Almeida chama a atenção para a autenticidade da ficha técnica de campanhas sobre diversidade, inclusão e justiça social. Quem faz é tão importante quanto a ação. “Isso fala muito de uma audiência mais impactada e menos ‘impactável’ por mensagens pseudossociais”, alerta a diretora de diversidade e inovação da Globo. Capacidade de reação é vantagem do Brasil. “A gente responde a boas campanhas. E também quando não são boas. Isso nos faz fortes”, sinaliza. O evento acontece na França entre os dias 19 e 23 de junho.

Samantha Almeida: contexto cultural, conceito, engajamento, mobilização e resultados (Alê Oliveira)

Análise
O contexto cultural é definitivo. É fundamental sentir o impacto de uma ação, mesmo sem nunca termos tido contato com o local representado. A campanha deve ter estratégia definida - com quem estou falando e por quê?; capacidade de mobilização - após me assistir, minha audiência fez o quê?; e engajamento e interação, o que não significa necessariamente apenas likes e views, tá?

Fatores determinantes
Conceito forte, criativo e inovador, além de ser relevante socialmente, gerar engajamento, impacto positivo e ser eficaz na realização de objetivos. E resultados. Quais foram? São mensuráveis? É um caldeirão de muitas coisas. Especialmente, considerando os debates que estamos tendo hoje sobre redes, influência e algoritmos.

De jurada a presidente
Ser jurada significou fazer parte de um todo global. Trocar, até provocar mudanças de rotas nos debates. No papel de presidente, sinto que tudo é mais amplo, envolve mais liderança, coordenação e responsabilidade em garantir que todas as opiniões sejam consideradas, que as decisões sejam justas e equilibradas.

Significado
Tem havido uma tendência de campanhas que promovem diversidade, inclusão e justiça social. Porém, o quanto dessas campanhas são eficientes no progresso das comunidades? As fichas técnicas refletem o conteúdo apresentado? Esses foram alguns dos meus questionamentos em 2021. Hoje, com o uso de novas tecnologias, otimizações e AI, acho ainda mais urgentes. É crescente a valorização de campanhas genuínas, por isso, quem faz é tão importante. Isso fala muito de uma audiência mais impactada e menos “impactável” por mensagens pseudossociais.

Leia a matéria completa na edição especial de aniversário do PROPMARK