Campanhas de marketing têm contado cada vez mais com criadores de conteúdo para incrementar ações e impulsionar investimentos. O que é ótimo, porque, apesar de competir com as verbas de mídia hoje no mercado, influenciadores não são apenas mídia, eles criam conteúdos, e a partir deles, engajam uma comunidade, e depois disso o match, entre influenciador e marca acontece.
Que o marketing de influência conquistou seu espaço dentro de planejamentos e estratégias de agências, isso é fato. Mas como trabalhar com influenciadores? Não é todo mundo que sabe, não é mesmo? O que temos certeza, é que esse é um mercado promissor e ainda tem muito o que expandir.
Então, por onde começar? Falei um pouco sobre isso durante uma palestra que dei no Social Media Week deste ano e compartilho com vocês alguns insights que apresentei.
Primeiro de tudo: o influenciador é muito mais do que só a influência. Ele, antes de tudo, é um criador de conteúdo que consegue estabelecer uma comunidade engajada em torno desse conteúdo e, só em última instância, ele influencia.
Precisamos entender o contexto histórico que estamos vivendo! Apesar da ascensão da aplicação da inteligência artificial, segundo Gerd Leonard, um dos futuristas mais reconhecido no mundo, diz que qualquer coisa que não possa ser digitalizada ou automatizada se tornará extremamente valiosa. Características exclusivamente humanas e femininas, como criatividade, imaginação, intuição, emoção, serão ainda mais importantes no futuro.
Entenda que cada perfil (macro, micro, celebridade) pode se encaixar em uma determinada estratégia. Se o objetivo da sua campanha é gerar alcance, você pode trabalhar com macroinfluenciadores. Eles são um tiro de canhão e funcionam muito bem assim. Agora, se o objetivo é trabalhar com um nicho específico, o microinfluenciador é a melhor escolha, especialmente se você quer se conectar de forma verdadeira com seu público e ter um resultado interessante.
Por fim, cuidado com a credibilidade de dados. Na Squid, como em outras empresas do ramo, é possível usar a tecnologia a seu favor e identificar itens importantíssimos como a compra de seguidores e de likes, bem como a credibilidade da audiência e outras análises para assegurar que o influenciador com o qual você quer trabalhar é íntegro, e a relação que vocês irão selar possa ser de longo prazo e o mais transparente e verdadeira possível.
Isa Ventura é CEO da Squid, plataforma de marketing de influência especializada em microinfluenciadores.