A categoria Innovation Lions definiu apenas seis cases como merecedores de Leões no Cannes Lions em 2018, seguindo uma tendência histórica de poucos e bons premiados. O Brasil, que no ano passado não conseguiu shortlist, faturou em 2018 o Leão de Bronze com “The Canceller”, ação da Grey Brasil para Reclame Aqui.
A iniciativa consiste em um robô prototipado com inteligência artificial que liga para call centers para cancelar serviços. Por meio de inteligência artificial, ele tem a capacidade de entender o que os atendentes falam e dar as respostas certas que encaminhem para o fim da prestação de serviços como telefonia ou TV paga, dando fim a uma dor de cabeça comum aos consumidores.
A função de Innovation é apontar usos inovadores e criativos de tecnologias diversas, como inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada, e tantas outras, mas sempre com o objetivo de resolver problemas reais das pessoas. Foi o caso do Grand Prix da categoria, “My Line”, ação da MullenLowe SSP3 de Bogotá para o Ministério das Comunicações e Tecnologia.
A Colômbia tem um problema, tal qual o Brasil, de levar internet para lugares distantes. Por outro lado, muitos desses lugares recebem sinal de telefone. Assim, a solução permite que as pessoas possam fazer pesquisas no Google através do telefone. Do outro lado da linha, um mecanismo de reconhecimento de voz transforma a pergunta em dados que voltam ao formato voz para dar resposta às pessoas. Assim, comunidades distantes podem se informar, educar e acessar o mundo.
“É um case que está pronto para ser usado em diversos países, inclusive no nosso. Mesmo para pessoas com celular pré-pago, que não tem pacote de dados suficiente, poderiam usar essa linha especial”, afirma Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive na América Latina. A solução, lembra o profissional, pode ajudar deficientes visuais.
Clique aqui e confira todas as campanhas brasileiras finalistas em cada uma das categorias do festival.
Clique aqui e confira todas as campanhas brasileiras que conquistaram Leões em cada uma das categorias do festival.