Após temporada de 10 anos na Isobar Brasil, o publicitário Fred Saldanha deixou a agência há cerca de três meses para ser diretor-executivo de criação da Huge em Nova York. Português de origem e atuando fora do país, vai representar o Brasil no corpo de jurados da competição Innovation Lions, um festival à parte dedicado à tecnologia, mas que integra o conjunto de eventos do Festival de Cannes. Antes da mudança, Saldanha tinha sob sua responsabilidade as agências da rede Isobar na Amética Latina, em que era o CCO regional com hub em São Paulo. Confira os principais pontos da sua entrevista.
Inovação
Mais chances de se manter vivo. Hoje as grandes marcas deveriam ter mais receio das startups do que dos próprios concorrentes. Inovação é o jeito de se manter relevante na vida das pessoas, mesmo que isso implique mudar seu modelo de negócio. O exemplo da Polaroid é cruel: no mesmo ano em que esse ícone da fotografia brigava para evitar a falência, o Instagram foi vendido por US$ 1 bilhão.
Pertinência
Sempre que seja pertinente para a marca, útil para as pessoas e haja uma clara necessidade para todo esse esforço. As pessoas esquecem que inovação é um processo demorado, arriscado, em que a chance de errar é grande. Resolver um problema real de um jeito novo parece ser simples, mas os desafios que se colocam são bem maiores. Antes você tem de se perguntar: essa ideia é escalonável? Viável? Exequível?
Miopia
Pior que miopia, diria que é suicídio. E você pode inovar de muitas maneiras, não só através da tecnologia. Hoje você pode inovar no jeito de se relacionar com os seus clientes, por exemplo. Inovar é simplesmente um ato de sobrevivência. A Apple não está pensando em desenvolver um automóvel por que cansou de vender computadores. Ela está buscando se reinventar como empresa e trazer uma experiência nova para os usuários/motoristas, tal como fez com o iPhone.
Posicionamento criativo
Buscar inovação com propósito. Ideias que transformem a vida das pessoas e dos negócios, que tenham um impacto real e marcante. Para isso é necessário sentir a dor de dono, entender os desafios das marcas, as suas fragilidades e qualidades. E, por outro lado, ouvir o consumidor, entender suas motivações, descobrir suas verdadeiras necessidades, suas ansiedades.
Traquitanas
Só no dia em que a Nasa criar uma traquitana.
Cannes Lions
Trabalho, trabalho e trabalho. As inscrições de Innovation Lions tiveram um crescimento fora do comum este ano, o que significa mais horas discutindo as ideias.
Preparação
Já comecei o prejulgamento online, ou seja, já entrei no espírito de Cannes.
Tendência
O uso de tecnologia veio para ficar. Com tudo de bom e de ruim que isso significa.
Motivação e desafios
Nova York é o centro do mundo, não tem como negar. É a nave mãe. Creio que precisava me reinventar novamente, sair da zona de conforto e abraçar um projeto tão ambicioso como o da Huge, uma agência que tem uma proposta totalmente diferente e claramente preparada para o futuro que já está acontecendo hoje.