CEO do MMA Latam, Fabiano Lobo fala da expectativa para esta que será a maior edição do evento
Acontece nesta terça (11) e quarta-feira (12), na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, uma das principais edições do MMA Impact, um encontro cujo principal objetivo será mostrar o impacto da inovação nos negócios. Serão, no total, 60 sessões e mais de 100 palestrantes.
Neste ano, o MMA Impact Brasil terá um formato simultâneo com mais de 60 sessões divididas em 4 palcos com apresentações sobre o universo do marketing, passando por D&I, ESG, Growth, Inteligência Artificial, Games/e-sports, cases e criadores de conteúdo.
Entre os nomes que estarão no MMA Impact estão o de Rohit Bhargava, professor, autor e um dos principais palestrantes de inovação e tecnologia do mundo; de Igor Cavalari, Thiago Marques, do Podpah; Alexandre Carreteiro, da Pepsico; Patrícia Borges, da Diageo; Renata Gomide, d'O Boticário – veja a lista completa dos palestrantes.
"O marketing se transformou, ficou mais inteligente, mais baseado em dados, e a questão toda relacionada à inteligência artificial, seja ela regenerativa ou não, vai acelerar esse processo de transformação e gerar oportunidades para os anunciantes e para as marcas se conectarem ainda mais com os seus clientes", contou Fabiano Lobo, CEO do MMA Latam.
A edição do MMA Latam 2023 será uma edição robusta, com números robustos. O que explica o crescimento do evento?
Na verdade, a gente já vem construindo esse evento de forma robusta há bastante tempo. Nos últimos dez anos, a gente vem construindo a nossa audiência, construindo o nosso ecossistema e construindo essa robustez na quantidade de conhecimento que a gente compartilha, na quantidade de pessoas que estão ali pra fazer networking e na quantidade de histórias que a gente vem contando. Para essa edição de 2023 a ideia foi criar no mesmo espaço um ambiente onde os nossos associados e o nosso ecossistema pudessem estar juntos. Aí a gente criou esse formato novo de múltiplos palcos, junto com toda parte de exposição, a parte de ativações, e tudo isso exatamente pra testar. Essa conexão entre os nossos associados e a indústria em si. A gente sentiu que existia um espaço no mercado para fazer um evento assim. Não havia nenhum evento com esta proposta ainda, então como uma entidade associativa líder, entendemos que era a nossa responsabilidade criar esse ambiente.
O que o público poderá esperar do MMA Impact 2023? Quais serão as novidades desta edição?
São mais de 60 sessões e mais de 100 palestrantes. Então, o ponto principal que as pessoas podem esperar é o conhecimento compartilhado de muita qualidade. A gente tem grandes nomes, líderes de marketing, grandes nomes do mundo da tecnologia, grandes nomes do mundo de retail media, grandes nomes no mundo de tendências, de inovação, de inteligência artificial, ou seja, a gente construiu uma curadoria simplesmente sensacional, a melhor dos últimos anos sem dúvida, e obviamente a gente sempre tem aquele toque de inovação e de conexão entre as pessoas. Então, podem esperar muita conexão, muito conhecimento em um ambiente amigável, confortável e propício para isso.
ChatGPT e IA são os assuntos mais comentados quando se fala em tecnologia, hoje em dia. Mas, na sua opinião – e levando em consideração sua experiência nesse mercado –, quais são os três pontos que todos deveriam ter atenção?
É, a gente tem uma caminhada longa nos últimos dez anos. Vimos o mobile se tornar imprescindível na estratégia das empresas, quando as empresas ainda achavam que mobile era só mais um canal. Passamos por essa transformação. O marketing se transformou, ficou mais inteligente, mais baseado em dados, e a questão toda relacionada à inteligência artificial, seja ela regenerativa ou não, vai acelerar esse processo de transformação e gerar oportunidades para os anunciantes e para as marcas se conectarem ainda mais com os seus clientes. Sempre focando no longo prazo porque a marca que vence é a marca que entende as pessoas. Se você entende as pessoas você venceu, você consegue criar um relacionamento de longo prazo e essa pessoa se torna o seu consumidor, a sua consumidora, o seu embaixador, a sua embaixadora e é isso no final do dia que eu acredito que vai acontecer. Mais do que inovação e tecnologia, o MMA Impact é um evento também sobre conteúdo, esse sim um trilha que não tem como por ela não passar.
Por quais prismas o MMA Impact irá abordar a inovação?
A gente olha para inovação de uma forma bem estratégica, mas ao mesmo tempo simplificada no nosso dia a dia. No Impact, a gente busca contar histórias sobre o impacto de negócios e como este impacto ajuda as marcas a se aproximarem de seus consumidores. Já no segundo semestre a gente tem o MMA Innovate, que é um evento onde a gente fomenta as discussões sobre a inovação no marketing olhando para o hoje e também o amanhã. A diferença dos dois está no timeline de impacto da inovação e como esta inovação se transformou e gerou algum tipo de aprendizado para as marcas e para as empresas.
Ainda sobre inovação, como ela tem se relacionado atualmente com a diversidade e a tecnologia, dois pilares importantes para o mercado?
Diversidade, tecnologia e inovação são três pilares super estratégicos dentro de tudo que a gente faz na MMA. Seja nos eventos, nos nossos podcasts, ou em nossos playbooks. Ou seja, qualquer tipo de palco ou conversa que a gente possa gerar, em todos os formatos. Obviamente a diversidade na tecnologia é um caminho rico e que jamais - ainda bem - terá volta. É nele que encontramos a pluralidade necessária para qualquer desenvolvimento de qualquer inovação em qualquer área. Por isso, trazemos conversas sobre como essa diversidade impacta a inteligência artificial, por exemplo. Conversas lideradas por nomes que atuam em diferentes pilares e setores da sociedade, dentro das marcas ou fora delas, e que estão na ponta do conhecimento sobre a urgência da pluralidade e da inclusão de diferentes vivências e pontos de vista na construção de marcas e de relacionamento com consumidores. São homens, mulheres, líderes pretos e pretas, pessoas trans, todos juntos e misturados compartilhando suas visões de inovação, porque é assim que a gente acredita que vamos ser capazes de impactar o mercado.
Em 2013, quando você assumiu o MMA Latam, ainda era Mobile Marketing Association. Hoje, o ‘mobile’ não existe mais após a mudança de conceito da associação. Quando e por que decidiram se reposicionar?
Na verdade, a partir do momento em que a gente entende que o mobile não era um canal. Ele era uma camada que tocava todos os canais. Foi quando a gente começou essa transformação porque a gente acreditava, a nossa tese era de que mobile realmente ia engolir o marketing. Mobile ia se tornar parte ubíqua da nossa vida. Se você parar pra pensar hoje, exatamente hoje no dia 4 de abril de 1973, há 50 anos, o Martin Cooper fez a primeira ligação comercial utilizando um telefone celular. Em cinquenta anos, você vê como o celular se transformou, e obviamente, foi só a partir de 2008, com a chegada dos smartphones através do iPhone e de outros fabricantes, a gente conseguiu realmente entender que aquilo não era só um telefone, não era um meio de comunicação, aquilo era uma forma ubíqua de a gente estar conectado, de a gente compartilhar as nossas vidas, compartilhar os nossos pensamentos, compartilhar nosso conhecimento. No final do dia, a gente olha de 2013 até agora e vê o quanto Mobile se tornou o ar que a gente respira. A gente está conectado o dia inteiro! Hoje, através do celular. Amanhã, provavelmente o celular vai ser algum outro gadget e a gente vai ter essa conexão ubíqua se expandindo cada vez mais, com maiores velocidades, com maiores estabilidades das nossas redes e com maior processamento também. O mobile não engoliu tudo à toa, e não foi à toa também que a gente reposicionou a MMA pra ser simplesmente "MMA", onde o M forte é do Marketing que é a indústria impactada pelo nosso trabalho.
Qual é o balanço que você faz desses dez anos à frente da MMA Latam? Quais foram as conquistas, os avanços do setor neste período?
Considero um balanço muito positivo. As entidades associativas tendem a ser deixadas de lado por grandes líderes da indústria. O nosso propósito como desafiante foi fazer com que a entidade associativa se transformasse numa comunidade, e essa comunidade ganhasse relevância, e essa relevância, ganhasse cada vez mais importância dentro do mundo do marketing, do mundo da conversa relacionada à tecnologia e inovação. A partir daí, a curadoria de tudo que a gente faz e compartilha todo dentro da comunidade, faz com que uma simples entidade associativa tenha um real impacto de negócios. É muito além do que a gente tinha imaginado nos nossos melhores sonhos. Então, sem sombra de dúvidas, eu acredito que essa foi uma grande conquista de todos nós, todos que fazemos parte da MMA, que trafega em um ambiente de convergência, de integração e democrático. Estamos sempre abertos para parcerias com outras entidades associativas locais. Nós somos globais, mas a gente tem essa faísca local sempre desafiando o status quo.
Após o MMA Impact, quais serão os próximos eventos da associação?
Nós temos quatro eventos em cada um dos países que a MMA está presente na América Latina. Temos dois eventos menores somente para associados, um evento para aproximadamente 150 pessoas, onde damos início no primeiro semestre. No segundo semestre, três eventos maiores. O MMA Impact é onde a gente conta histórias de impacto de negócios. Em outubro a gente tem o MMA Innovate onde a gente fala um pouco mais sobre como a inovação está impactando o amanhã do marketing, que pode ser daqui a três anos, daqui a cinco anos, daqui a dez anos. Estamos de olho nas tendências e como essas tendências estão surgindo e se desenvolvendo. E temos os prêmios Smarties, que é uma plataforma de celebração, não só um prêmio. Uma plataforma de celebração de cases de sucesso do ano com foco em criatividade efetiva e impacto de negócios. Este foi o primeiro prêmio no mundo que além do troféus, entrega aos participantes e ganhadores um NFT que dá acesso a uma micro comunidade dentro da MMA com benefícios exclusivos. Anunciamos os premiados em outubro, com a entrega dos troféus. Junto com os ganhadores, revisitamos ao longo do ano todo o conhecimento por detrás de cada case.