Programa de Economia Criativa do Governo de São Paulo quer, entre outras, atrair investimento estrangeiro para o estado

As inscrições para o CreativeSP, programa de internacionalização da economia criativa, terminam nesta sexta-feira (10). Da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa tem o objetivo de impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor e atrair investimento estrangeiro para o estado.

O destino será o SXSW, evento de economia criativa focado em temas como cinema, música, tecnologia e inovação, que será realizado entre os dias 10 e 19 de março, em Austin, nos Estados Unidos. O programa é fruto de parceria entre a InvestSP - a agência de promoção de investimentos do estado - e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A ação tem um investimento para este semestre de R$ 1,385 milhão do governo do estado de São Paulo.

O CreativeSP, segundo a secretaria, vai selecionar até dez empresas paulistas, que terão um reembolso máximo de US$ 3 mil, em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos com a viagem. A organização ainda afirma que os participantes poderão ter acesso a ações de capacitação, consultoria, assessoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos.

Em 2022, o programa levou 73 empresas para nove eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design. Entre eles, o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, na França, e a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países. O resultado deve ser, no período de até um ano, a geração de quase R$ 360 milhões em negócios e de até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista.

Para 2023, além do SXSW, já estão confirmados mais dois programas da secretaria: GDC (Game Developers Conference), nos Estados Unidos, e Festival de Cinema de Cannes, na França. Em todos os casos, empresas e instituições com sede em São Paulo precisam apresentar um histórico da organização e do representante escolhido para a missão, um texto sobre como o evento pode contribuir para as atividades da organização e um plano estratégico para o mercado internacional.

(Crédito: Andrew Neel na Unsplash)