Já estão abertas as inscrições para as competições de Promo, Design e Propaganda do Prêmio Colunistas 2012, promovidos pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda). Todas as seis etapas regionais Norte-Nordeste, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul receberão inscrições até o final deste mês. O regulamento está no site www.colunistas.com.
De acordo com Marcio Ehrlich, vice-presidente da Abracomp, o processo de inscrições de forma integrada para as três áreas facilita o trabalho das agências. Porém, os julgamentos serão realizados de forma separada e devem acontecer a partir de agosto.
A grande novidade, segundo Ehrlich, é que praticamente todo o material inscrito será disponibilizado online para que o mercado possa ver o conjunto de trabalhos inscritos tanto em filmes, peças digitais, anúncios, spots como demais peças, antecipadamente.
“Desta forma, os concorrentes terão uma noção do trabalho deles em relação aos outros. É uma forma de fazer com que o julgamento seja mais transparente, até para que cada um avalie o conjunto das inscrições e veja contra quem estão disputando prêmio”, conta.
Outra novidade é a volta da avaliação técnica dos trabalhos. Desde que foi extinto o Prêmio Produção, a parte técnica não estava incluída na avaliação. Agora volta como uma categoria dentro do Colunistas Propaganda. “Como acabou o Prêmio Produção, agora estamos trazendo a avaliação da área técnica em que tanto as agências quanto as produtoras podem inscrever”, conta. Várias categorias do Prêmio Produção foram integradas nesta nova área. Com isso, o júri terá uma composição adicional onde serão convidados profissionais da área de criação e produção para julgar os trabalhos. Ehrlich comenta que serão avaliados quesitos como roteiro, edição, animação, fonogramas, trilha, peças gráficas, ilustração e fotografia.
O julgamento dos trabalhos de cada uma das premiações será dividido em duas etapas. A primeira será formada por um grupo de profissionais convidados que fará a pré-seleção dos trabalhos via internet. A segunda etapa será com um júri presencial que vai premiar com ouro, prata e bronze os trabalhos previamente selecionados e decidir os Grandes Prêmios.
Campanha
A campanha de divulgação da edição deste ano, criada pela agência 11:21, do Rio de Janeiro, comemora os 45 anos do Prêmio Colunistas. Com o conceito “Prêmio Colunistas. Construindo grandes agências e profissionais há 45 anos”, as peças mostram, na mídia impressa e online, diretores de criação de todo o país, sempre em um clima de flagrante, no meio de seu dia de trabalho, com a equipe usando um capacete de obra. No capacete, a marca do prêmio.
Segundo Ehrlich, a campanha é bem conceitual porque comemora os 45 anos do prêmio Colunistas, que é hoje o mais antigo no Brasil na área. São mais de 17 profissionais que dão seus depoimentos.
O primeiro anúncio mostra o presidente da DM9DDB, Sérgio Valente. Tem versões com Marcello Serpa e a equipe da AlmapBBDO, Andre Lima, da NBS, Mario D’Andrea, da Fischer & Friends, Álvaro Rodrigues, da DM9Rio, o próprio Gustavo Bastos e muitos outros vencedores de GP participam da campanha. A produção do comercial de TV é da Margarida Filmes.