Em outubro de 2010, o brasileiro Mike Krieger e o americano Kevin Systrom criavam um aplicativo de edição e compartilhamento de fotos, o Instagram. Hoje propriedade do Facebook e uma rede social própria, o Instagram completa quatro anos com números como 200 milhões de usuários, 20 bilhões de fotos postadas e uma média de 60 milhões de fotos publicadas diariamente.
O Instagram começou como uma transformação do Burbn em 2010, aberto apenas para usuários de iOS. A start-up recebeu uma rodada de investimentos na casa dos US$ 20 milhões no mesmo ano, e já começou sua jornada em São Francisco, ocupando o antigo escritório do Twitter.
Comprada pelo Facebook por US$ 1 bilhão em 2012 e “liberada” para Android no mesmo ano, a companhia se abriu para propaganda em 2013, mas segue como território pouco explorado neste sentido. Mais recentemente, o Instagram anunciou a inclusão de pequenos vídeos e “direct messages” em sua plataforma, e em 2014 criou o Hyperlapse, ferramenta para edição exclusiva destes vídeos curtos.