Reels, mensagens diretas e novos recursos de edição impulsionaram o crescimento da rede, escolhida a Plataforma de Conteúdo do Ano no Prêmio Melhores do propmark
O Instagram, que está completando 15 anos, foi escolhido pelos votantes do Prêmio Melhores do propmark como Plataforma de Conteúdo. O resultado acompanha a força da rede social no Brasil: entre universitários, por exemplo, 95% utilizam o app diariamente, segundo levantamento da Universitech Cheers.
Para Rafael Campos, diretor de marketing para criadores de conteúdo da Meta na América Latina, o reconhecimento evidencia “o papel do Instagram como uma plataforma essencial para criadores e marcas no Brasil”. Ele afirma que o prêmio é um indicativo de que o trabalho da empresa em oferecer “ferramentas relevantes, conteúdos interessantes e experiências inovadoras para a construção de comunidades entre marcas e criadores” vem gerando o impacto esperado no ecossistema criativo.
Campos avalia que os aprimoramentos realizados ao longo do ano explicam o resultado. Ele afirma que a evolução constante busca acompanhar as necessidades e expectativas das pessoas e, ao mesmo tempo, elevar a entrega das marcas. “Mas também queremos manter o app simples e acessível, o que torna toda a jornada de consumo de conteúdo, criação e conexão uma receita de sucesso”, completa.

Ao unir usuários, criadores, marcas e comunidades em um mesmo ambiente, o Instagram reforça sua posição como ponto de encontro digital. Segundo o diretor, a plataforma é o lugar “para acompanhar os criadores que gostam de se conectar com amigos, e também onde encontram as ferramentas certas para expressar sua criatividade e consumir marcas e produtos que têm interesse”.
A plataforma, segundo o diretor, evoluiu para muito além de um ambiente de compartilhamento e hoje funciona como um espaço onde criatividade, entretenimento e consumo se cruzam. É onde narrativas visuais ganham escala, influenciadores consolidam audiência e marcas encontram consumidores em momentos de atenção qualificada.
Esse conjunto de comportamentos ajudou a rede a alcançar 3 bilhões de pessoas usando o Instagram todos os meses. Campos destaca que, “junto com as DMs, os Reels impulsionaram a maior parte do nosso crescimento nos últimos anos e representam cerca de metade do tempo gasto no Instagram”.
Ele complementa que os usuários compartilham “mais de 4,5 bilhões de Reels todos os dias”.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 1 de dezembro.