A empresa de marketing de influência Squid realizou uma pesquisa com mais de 2400 influenciadores e constatou que, para 78% dos entrevistados, o Instagram causa ansiedade. Esse número aumenta para 84% se considerados jovens entre 18 a 25 anos.
“A pesquisa apontou que 80% dos influencers já deixaram de seguir um perfil por não se sentirem bem quanto ao seu conteúdo. Isso reflete o quanto todos nós devemos nos preocupar quanto à qualidade e impacto do que postamos e consumimos nas redes sociais e, também devemos entender como isso pode afetar outras pessoas”, reforça Isabela Ventura, CEO da Squid.
Além disso, o levantamento apontou que um quarto dos produtores de conteúdo já sofreram discriminação na rede social. Na lista constam os preconceitos sociais, body-shaming e orientação sexual.
Por outro lado, a pesquisa também apontou que para 93% dos influenciadores o Instagram é uma rede social que permite a construção de uma rede de apoio. Para 82% o Instagram permitiu criar conexões que os ajudaram a superar algum problema.
O estudo apontou ainda que os novos criadores buscam uma relação mais saudável com as redes sociais.