Lançada no terceiro trimestre de 2015, a plataforma de negócios da rede social Instagram já contabiliza 200 mil anunciantes em todo o mundo, informa o executivo Fabricio Proti, diretor de desenvolvimento de negócios da empresa na América Latina. Segundo ele, a maior parte das inserções reflete os interesses primários da comunidade “como vender ingressos de shows, ampliar o volume de downloads de aplicativos ou gerar conhecimento de um pequeno negócio”.

Cerca de 75% dos anunciantes fazem veiculações fora dos Estados Unidos. O alcance atinge 200 países. Na Alemanha, por exemplo, a rede de Supermercados Rewe mostrou aos usuários como preparar jantares simples com os produtos das suas prateleiras.

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No Brasil, a PetLove, varejo digital de artigos para cães e gatos, teve elevação dos downloads do seu aplicativo móvel “com custo de instalação 30% mais baixo quando comparado a outros canais digitais”, diz Proti. “O Brasil é um país extremamente importante para o Instagram. Com 29 milhões de pessoas ativas todos os meses, é a maior comunidade da plataforma, atrás apenas dos EUA. Negócios de todos os tamanhos e de diferentes segmentos anunciam no Instagram. Indústrias que vêm utilizando Instagram para atingir seus objetivos de negócios são, por exemplo, bens de consumo, e-commerce, varejo de moda e turismo”, acrescenta.

Os anúncios no Instagram, como destaca Proti, seguem o mesmo design dos posts feitos pelos usuários, com uma diferença: “Vem escrito patrocinado no canto superior direito. Os formatos disponíveis são fotos, vídeos em autoplay com até 60 segundos ou o formato carrossel (uma sequência de quatro imagens na horizontal). Todos esses formatos podem veicular com botão com call-to-action, que leva a pessoa para o site do anunciante. Alguns exemplos de call-to-action: compre agora, assista agora, saiba mais ou instale agora”.

Para anunciar no Instagram, as empresas usam a plataforma de anúncios do Facebook baseada em leilão, que permite a compra por CPM ou CPC. “Os anunciantes definem quem querem atingir, a partir do seu público-alvo. Como varia de acordo com a escolha de cada anunciante, não teria como definir um valor médio”, explica Proti.

Marcas fazem parte do Instagram desde o início. “O Instagram é uma plataforma de marketing mobile que atende anunciantes que buscam desde construção de marca, consideração até conversão. As marcas anunciam no Instagram para lançar ou posicionar produtos e serviços, aumentar a consideração de compra ou efetivamente a venda. As marcas podem abrir um perfil e construir sua presença orgânica na plataforma ou fazer anúncios pagos e segmentados para o seu público-alvo. É importante também destacar que, em uma pesquisa realizada na plataforma, 75% das pessoas disseram que já tomaram uma atitude depois de serem inspiradas por um post no Instagram – seja visitar um site, procurar mais sobre o produto ou serviço, comprar ou falar para um amigo. Adicionalmente, 60% das pessoas disseram que descobriram produtos ou serviço no Instagram. Estes dados são globais”, finaliza.