Kit inclui um console, uma cópia de Gran Turismo 6 e conteúdo adicional relacionado ao piloto

 

A Sony e o Instituto Ayrton Senna anunciaram na quinta-feira (24) uma parceria para a comercialização de uma versão limitada do PlayStation 3 que inclui uma cópia do game Gran Turismo 6 e conteúdo adicional relacionado ao piloto. O kit será vendido exclusivamente no Brasil.

De acordo com o contrato, que tem duração de cinco anos, parte das vendas globais de Gran Turismo 6, que será lançado em dezembro, serão destinados ao Instituto. O game fará referências ao piloto brasileiro, simulando sua carreira do kart até as categorias profissionais do automobilismo e permitindo o uso de seu icônico capacete por parte dos jogadores. A iniciativa faz parte das ações que recordam os 20 anos do legado de Ayrton Senna preparadas pelo instituto.

Segundo Mauro Ratto, gerente de licenciamento de marcas e produtos de consumo da entidade, a Sony procurou a família do piloto em busca de uma parceria por vontade do próprio Kazunori Yamaguchi, criador da série Gran Turismo, que se diz um grande fã de Senna. “O pessoal da Sony sempre deixou muito claro que o interesse deles não era apenas fazer um jogo utilizando o Ayrton, e sim uma parceria em que houvesse uma reversão de royalties para o instituto”, explica o executivo. “Eles nos procuraram internamente, e com isso a parceria já veio formatada de fora, porque entendemos que era um desejo de Yamaguchi ter o Ayrton no jogo e trabalhar todo o legado que ele deixou com o instituto”, completa.

“O fundamental é que videogames são algo que toca muito os jovens. E todo esse público vai ter uma oportunidade real de conhecer um pouco mais o Ayrton e tudo o que ele fez, além de ver esse legado que ele deixou. Essa talvez seja uma das melhores maneiras de aproximarmos um ícone que nos deixou há 20 anos desse universo atual, tão novo. Toda essa faixa de garotos de 13, 14 anos vai ter uma real oportunidade de conhecer de perto quem foi esse grande herói”, avalia.

Ratto não descartou uma extensão da parceria e afirmou ainda que essa ação é apenas uma das várias que devem ocorrer durante o próximo ano. “No ano que vem, serão 20 anos sem o Ayrton Senna, ou seja, 20 anos completados do legado que ele deixou. Vamos ter uma infinidade de comemorações, muita coisa acontecendo em 2014. Queremos transformar 2014 num ano inesquecível”, finalizou.

Segundo o executivo, já há contratos fechados para o lançamento de mais de 50 produtos comemorativos.