O Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias e a Kinoplex anunciaram parceria nesta terça-feira (19), em evento realizado em São Paulo. A rede de cinemas se tornou empresa madrinha da oficina de Animação do instituto fundado pelo apresentador Luciano Huck em 2004.
Anualmente, 150 jovens, com idade entre 17 e 20 anos, participam do programa e ganham formação técnica e sociocultural. “Estávamos em busca de uma ONG que tivesse a ver com o nosso negócio e chegamos até o Instituto Criar, onde a sinergia é total. Além do patrocínio, também faremos palestras com objetivo de aproximar os alunos ao mercado de cinema, ou seja, unir o acadêmico com a experiência do setor, para que eles saiam conhecendo bem a área onde vão atuar”, comenta Luiz Severiano Ribeiro Neto, presidente do Kinoplex.
Além do apoio ao programa, o Kinoplex vai dividir com os alunos um pouco dos seus 97 anos de experiência no setor. No decorrer da oficina, serão ministradas palestras sobre marketing no cinema, programação de filmes, novos produtos em salas de cinema e tecnologias de projeção e som. A oficina de Animação é uma das dez oferecidas pelo Instituto Criar. Ela forma profissionais para atuar em produtoras de comercial, de animação, agências de publicidade e em editoriais. Durante 11 meses, os alunos da oficina têm contato com todas as fases da produção de um desenho animado, do storyboard à finalização, passando pelo escaneamento e colorização. São mais de 770 horas de aulas, técnicas e práticas, que possibilitam aos alunos realizar diversos produtos audiovisuais.
Ao final do programa, os alunos têm a possibilidade de obter registro profissional junto às Delegacias Regionais do Trabalho, graças ao apoio do Sindicato dos Radialistas. Em 10 anos, mais de 1500 jovens passaram pelo Instituto Criar e participaram do programa de formação em uma das oficinas técnicas.
De acordo com Huck, para que o instututo continue mantendo o grau de excelência que possui, com os melhores equipamentos e profissionais, o apoio das marcas é bastante importante. “Atualmente, temos quatro parceiros mantenedores. Estão com a gente desde o começo o Itaú e a Volkswagen e, este ano, entraram Microsoft e Ipiranga.” O apresentador disse também que outras marcas apóiama as oficianas, como é o caso do Kinoplex que é madrinha da oficina de animação do instituto.