O Instituto Sou da Paz lançou nesta terça-feira (15), uma campanha chamando a atenção da população sobre a flexibilização da posse de armas de fogo no Brasil. A comunicação coincide com a assinatura do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Brasília.
Até agora a entidade veiculou duas peças sob o mote #NãoTáTudoBem. A primeira traz a provocação “quem lucra com isso?”, e a segunda sugere que o governo repassa ao cidadão a responsabilidade da segurança pública ao permitir a posse. A campanha deve ter desdobramento para a televisão e o rádio e vai se estender por todo o ano.
PROPMARK está em contato com o Instituto Sou da Paz para saber qual agência assina a campanha de 2019. Em 1997, a ONG lançou uma das iniciativas mais marcantes contra o desarmamento. À época, a campanha, cujo slogan “Sou da paz” foi criado pelos publicitários Márcio Ribas e Dráusio Gragnani, da DM9, sob supervisão de Nizan Guanaes, contou com a presença de artistas como Carlinhos Brown, Marisa Monte e Caetano Veloso.
Posse não é porte
O decreto assinado por Bolsonaro na manhã desta terça-feira (15) permite que o cidadão tenha a posse da arma de fogo, que é a autorização para manter uma arma em sua residência ou em seu local de trabalho, caso seja responsável legal pelo estabelecimento.
Ainda assim, em casas onde há pessoas com deficiência intelectual, crianças e adolescentes, as pessoas deverão comprovar o armazenamento da arma em um cofre ou local seguro.
No entanto, para andar armado na rua é necessário ter direito ao porte. E para tirar essa licença, o cidadão deve cumprir uma série de exigências ainda mais rígidas.