A recepção de novatos nas empresas era tida como um evento para ambos os lados, já que a integração dos “bichos” é fundamental. Hoje, com a pandemia, muita coisa mudou. Além da contratação virtual, as boas-vindas, muitas vezes, se resumem em enviar o material para a casa dos novos e um abraço. Porém, profissionais de recursos humanos dizem que faz muita falta o contato, o papo direto e reto, o cara a cara, e até o cafezinho.
O novato também deve ficar meio perdido dentro de casa, mas em um emprego novo. No entanto, a felicidade de conseguir algo almejado supera qualquer impacto imediato que o distanciamento provoca. A felicidade, por exemplo, do participante do BBB 21 Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, foi compartilhada por ele em uma foto para contar aos fãs a contratação dele pela TV Globo. O economista exibiu orgulhoso nas redes sociais seu crachá e escreveu: “Eu estou muito chique, Brasil! Já viram isso? Eu fui contratado pela TV Globo, com crachá e tudo! Queria muito contar. Eu estava me segurando porque sou fofoqueiro, mas essa fofoca eu guardei! (risos). Eu estou regozijado demais”.
Em outro momento com a plaquinha no pescoço, com sua foto, afirmou: “Brasil, estou muito feliz. Venci na vida”. Gil ganhou um quadro no programa Encontro, de Fátima Bernardes. O projeto vai até setembro, quando por conta do doutorando em economia vai para a Califórnia, para cursar o Ph.D.
Já no SBT a felicidade chega quando o funcionário, com certo prestígio que o cargo oferece, ganha uma vaga exclusiva e personalizada no estacionamento da emissora.
Nos estúdios do SS, apenas apresentadores de programas de auditório e de telejornais têm direito a vaga no estacionamento da emissora, o que é motivo de comemoração nas redes sociais, com direito a foto sentado no chão demarcado com seu nome e uma estrela gravada ao lado.
Outro exemplo de felicidade foi quando um novo integrante da equipe do Netflix também postou nas redes sociais a satisfação de fazer parte do time do serviço de streaming por assinatura. Ele escreveu: “Que honra iniciar essa nova jornada fazendo parte desse incrível time da Netlfix”. O novato vestiu literalmente a camisa, ou melhor, a máscara e o capuz, “uniforme” que remete à empresa, para declarar o seu prazer.
Já para recepcionar os seus novatos, a Latam Airlines Brasil montou programa remoto de integração dos funcionários que ingressam na empresa. Segundo o diretor de recursos humanos, Jefferson Cestari, por conta da pandemia, no último ano, a companhia realizou um grande processo de transformação digital em toda a área de RH, entre eles, a integração de novos colaboradores. “Com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de adequação ao novo formato de trabalho home office, a companhia transformou o processo de onboarding para a realidade remota, garantindo a qualidade da apresentação, a integração dos novos profissionais e o encantamento com toda a cultura e valores da empresa”, revela.
Ele fala que, atualmente, os novos colaboradores, antes do primeiro dia de trabalho, recebem o convite para o onboarding de forma virtual. O gestor também recebe a informação de sua chegada e os primeiros passos que ele, enquanto líder, deverá realizar com o novo funcionário. Nesse convite, o profissional terá acesso às informações relevantes sobre suas primeiras atividades.
E tem mais: no primeiro dia de trabalho, Cestari afirma que todos os que ingressam na companhia se conectam em uma sala virtual, na qual participam por meio de mensagens escritas ou verbais. “É nesse primeiro momento que temos a disseminação da ‘Cultura Latam’ e os comportamentos esperados desses novos integrantes. Ao longo desse encontro, além de vídeos e informações, as instrutoras também aplicam dinâmicas virtuais entre os participantes, gerando assim maior integração entre todos”, conta. E, para finalizar, ele acredita que o colaborador já está apto a iniciar seu plano de capacitação inicial para desenvolvimento de suas atividades.
O objetivo disso tudo para a Latam é buscar utilizar ferramentas digitais para conectar e aproximar as pessoas, ainda que no cenário de isolamento devido à pandemia. “Com a integração remota, a companhia pôde inovar e realizar o processo de forma prática, garantindo a segurança e o conforto do colaborador, que se conecta de qualquer lugar do Brasil e participa da integração, e outras atividades, que são de extrema importância para a carreira”, argumenta.
Nestes tempos de pandemia, cujo trabalho é home office, Cestari explica que para que todos possam conhecer os novatos e tentar manter a equipe engajada, a Latam utiliza ferramentas de compartilhamento e conversação. “Os funcionários, tanto operacionais quanto administrativos, participam do mesmo encontro de iniciação e atividades, no entanto, os colaboradores operacionais realizam a integração diretamente do local de trabalho junto de sua equipe e gestores. Essas ações possibilitam maior engajamento do colaborador em seu novo time de trabalho”.
A Serasa Experian é outra empresa que desenvolveu um novo programa de onboarding para os funcionários que ingressam na companhia. O vice-presidente de recursos humanos, Flávio Balestrin, comenta que a organização utiliza ferramentas de “gamificação”, um mapa interativo apresenta as áreas de negócios, ao mesmo tempo que reforça mensagens importantes sobre a cultura e valores da empresa para todos, independentemente do cargo. “A ferramenta é totalmente acessível, com integração a leitor de telas para pessoas com deficiência visual”, afirma.
O mapa interativo conta com treinamentos obrigatórios e opcionais, conforme revela o executivo da Serasa, que permitem que o colaborador acumule pontos. “Algumas atividades, como os questionários, aumentam a pontuação caso sejam finalizados de primeira. A cada fase, a pessoa conquista badges e destrava uma palavra-chave, que formará uma importante frase no fim da imersão, a qual reforça a missão da companhia”. Ele explica ainda que os líderes ainda seguem uma trilha adicional na jornada, com informações sobre seus papéis e responsabilidades.
“Buscamos melhorar a experiência dos novos funcionários, por isso criamos um ambiente em que eles possam trilhar uma jornada de imersão na Serasa Experian de maneira interativa. Por isso foi tão importante também construirmos uma ferramenta acessível, para que todos pudessem aproveitar a aprendizagem da mesma forma”, comenta Balestrin. Para ele, com o programa de imersão, a pessoa sabe qual será sua agenda nos primeiros dias de empresa, já que as conversas iniciais acontecem com a equipe de RH e outras áreas corporativas, como Compliance e Diversidade e Inclusão. “Um kit de boas-vindas com camiseta, caderno e outros itens é compartilhado no processo de recepção do novo colaborador. Na sequência, a pessoa acessa o mapa interativo e tem 15 dias para completá-lo”. Ele comenta ainda que a pandemia acelerou as mudanças que já estavam sendo feitas no processo de onboarding e, agora, passam a ser definitivas, alinhadas com a digitalização da Serasa Experian”, finaliza Balestrin.
A Cola-Cola também desenvolveu um kit não só para os novos integrantes da equipe como também para todos os empregados. O kit reúne fone, caderno, caneta, lápis, fita de crachá e copo “Menos1lixo”. Além disso, declara a empresa que, desde o ano passado, fornece uma ajuda de custo para apoiar na montagem de seus espaços de trabalho ou outras despesas extraordinárias neste período de home office e distanciamento social.