Intel e Toshiba unem as duas maiores paixões do consumidor, cinema e redes sociais, em mais um filme da dupla, “The power inside”. Dirigido por Will Speck e Josh Gordon (“Escorregando para a glória” e “Coincidências do amor”), e com um elenco formado por estrelas de Hollywood como Harvey Keitel, Craig Roberts e Analeigh Tipton, o trabalho é o primeiro lançado pelas marcas após o sucesso de “The beauty inside” – vencedor do Emmy na categoria Novas Abordagens e de nove Leões e três Grands Prix no Cannes Lions, incluindo o de Film.
“The power inside”, que entra para a categoria dos chamados “filmes sociais” (aqueles que permitem a interação direta do público), narra a divertida invasão alienígena de uma raça de bigodes e monocelhas que se alojam sobre os lábios e olhos das pessoas. O protagonista é Neil, jovem que, com a ajuda dos amigos e da tecnologia, descobre sua força interior, única arma capaz de derrotar os inimigos.
Para fazer parte do projeto, é preciso acessar a página do filme no Facebook e fazer o upload de uma foto. Em seguida, um software de reconhecimento facial acrescentará bigodes ou monocelhas à imagem. Também é possível enviar vídeos raspando o bigode, como prova de que está apto a fazer parte do time de Neil. Algumas fotos e vídeos serão selecionados para aparecer nos vídeos. “A participação do público será essencial para a construção da narrativa. Como somos uma marca conhecida pela inovação, nada mais justo que proporcionarmos algo diferente ao consumidor”, conta PJ Pereira, sócio-fundador e CCO da Pereira & O’Dell, responsável pela criação da estratégia.
Este é o terceiro ano em que Intel e Toshiba convocam diretores premiados e grandes atores para participarem dos filmes. “Queremos que o espectador tenha vontade de ver o filme como se fosse um programa de seu interesse. Para isso, precisamos contar uma boa história, que faça sentido e que o instigue. A presença de profissionais renomados, nesse caso, é essencial. Afinal, se você quer fazer um filme digno de Hollywood, tem que trazer Hollywood a você”, explica.
Cinema x publicidade
Segundo Pereira, o reconhecimento de “The beauty inside” fez com que os cineastas mudassem a visão a respeito da criação para publicidade. “Ainda existe muito preconceito em relação aos filmes publicitários em Hollywood – geralmente, os diretores só os fazem quando precisam de dinheiro. Mas, graças ao trabalho que temos feito, isso está mudando. Eles perceberam que é possível contar ótimas histórias e explorar o produto com delicadeza, sem forçar a barra. Se bem-feito, não há diferença entre um filme publicitário e qualquer outro filme. Aliás, a diferença é que é possível alcançar a mesma audiência, gastando infinitamente menos”, afirma.
O executivo acredita na eficácia da abordagem e em sua futura utilização por outras marcas em outros mercados. “Isso ainda chegará ao Brasil. O público brasileiro ama entretenimento, assim como o norte-americano – a diferença é que o país ainda não pensou em fazer algo do tipo. Quando o primeiro brasileiro fizer, abrirá a porteira. Quero ver quem vai ser.”
O trailer de “The power inside” está disponível no site www.thepowerinside.com. O primeiro episódio será exibido a partir de 15 de agosto e veiculado durante seis meses. “Depois que comecei a contar histórias com mais tempo, passei a encarar o comercial de 30 segundos como encaro o que é um banner na internet, ou seja, algo bom e eficiente, mas limitado. A diversão, a liberdade e a realização de poder contar uma história em mais tempo é tão maior que algumas pessoas não fazem ideia. É uma das coisas mais interessantes que um publicitário pode fazer. Sinto que agora conto histórias de verdade, que marcam as pessoas, como sempre sonhei”, finalizou.