Uma pesquisa divulgada pela Intel, líder mundial de inovações em silício, mostra que, apesar de o brasileiro fazer muitas pesquisas na internet antes de comprar um computador, o consumidor não dispensa uma visita à loja na hora de fechar o negócio.
A empresa ouviu 400 pessoas no Brasil. Entre esses consumidores, 62% fizeram pesquisas prévias antes de efetuar a compra (98% consultaram a internet). Mas, mesmo assim, as pessoas não dispensam uma visita à loja física e apenas 19% efetuam compras online, contra 59% que compram em PDVs.
O comportamento do brasileiro se mostra, portanto, bem diferente dos americanos e britânicos. Nesses países, considerados maduros, quase metade da população compra suas máquinas pela web. Para Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel no Brasil, isso serve para reforçar a importância de fazer comunicação no PDV. “Com esse resultado ficou provado que precisamos trabalhar focados nas lojas, com promotores de vendas bem treinados. Também mostra que devemos reforçar a presença da Intel na internet, com produção de conteúdo explicativo que possa ajudar o cliente na decisão de compra”, concluiu.
De acordo com Mazaro, a pesquisa revela também que o fator determinante na hora da compra da classe A não é mais o preço. “O consumidor prefere ir às lojas para obter conhecimento técnico sobre o produto e também para ver uma demonstração. Quer ter certeza de que o equipamento que ele está comprando é fácil de usar e não dá problemas”, afirmou o executivo.
Para completar, o estudo realizado pela Intel também concluiu que o tempo médio que o consumidor gasta entre a decisão de adquirir um computador e realizar a compra efetiva é de 18 dias.
Por Suellen Vallini