Ação foi criada pela martech Koro e pelo Post em Branco, do publicitário Daniel Portuga

O Post em Branco e a martech Koro desafiaram o ChatGPT ,em uma nova ação, para falar sobre ansiedade. A ideia, além de alertar para a importância de cuidar da saúde mental, foi falar sobre sobre gatilhos, sentimentos e reações físicas mais comuns em uma crise de ansiedade.

Apenas no Brasil, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que mais de 18 milhões de pessoas sofrem de ansiedade, o que equivale a quase 10% da população.

As perguntas foram “ChatGPT você tem ansiedade?", “ChatGPT você já sentiu aquele nó no peito?”, “ChatGPT você já teve saudades?, “ChatGPT você já amou alguém?, “ChatGPT você já teve uma crise de choro?” e “ChatGPT você já se sentiu sozinho?”.

As respostas foram praticamente idênticas para todas as questões, “Como modelo de linguagem de inteligência artificial, eu não tenho a capacidade de sentir emoções, sentimentos e reações físicas como os humanos.”. O objetivo da ação foi o de também ressaltar que não é necessário ficarmos ansiosos com receio de sermos substituídos pelas plataformas de inteligência artificial.

A ideia do experimento foi do publicitário Daniel Portuga, criador do Post em Branco, diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG). “Nós já estamos rodeados e usando IA já faz algum tempo, mas ninguém se dava conta. Agora que se tornou uma ferramenta mais democrática, o medo do FOMO, de não entender o uso, e de especulações dos computadores tomarem posições atualmente humanas, aumentaram ainda mais o nível de ansiedade", explicou.

Já para Fernando Teixeira, fundador da Koro Martech, a inteligência artificial não foi criada para ser ou substituir pessoas, mas para ajudá-las. "E com certeza ela pode ser o nosso 'braço biônico', nos dando capacidades incríveis".

Ansiedade Explicada
Em janeiro, o Post em Branco e a Editora Melhoramentos lançaram a 'Ansiedade Explicada', que trouxe relatos de pessoas que passam por essa dificuldade no verbete da palavra 'Ansiedade' do dicionário Michaelis'.

Durante o primeiro mês do ano, ao procurar o significado da palavra ansiedade no Michaelis on-line, além do conceito técnico ou a etimologia da palavra, foi mostrada uma explicação real e fiel aos sentimentos de quem vive com o transtorno, a partir de depoimentos sensíveis e sinceros.