O consumidor está mais cauteloso no segundo trimestre de 2013 e o motivo é a queda do seu poder de compra – devido ao comportamento de alta da inflação. Levantamento da Provar/Fia (Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração) mostra que a intenção de compra do paulistano está estável no comparativo com o mesmo período ano passado, mas sua disposição de gastar é menor. De acordo com a pesquisa, 59,2% dos consumidores pretendem adquirir algum bem durável entre os meses de abril e junho deste ano, índice levemente superior ao trimestre anterior, quando o valor ficou em 56,2%, mas praticamente idêntico ao percentual do ano passado, quando o índice estava no mesmo patamar: 58%.
A pequisa, feita com 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em relação a diversas categorias de produtos, como eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, linha branca e automóveis e imóveis. Somente três categorias apresentaram alta na intenção de compra em relação ao segundo trimestre de 2012: móveis, com 81,8%, seguido por eletroeletrônicos (25%) e por eletroportáteis (4,4%). Todas as outras categorias listadas na pesquisa apresentaram quedas que variam de -4,4% a -32,1%.
Na disposição de gasto, a pretensão é de gastar menos, mesmo entre os que pretendem adquirir algum produto. No comparado deste trimestre com o de 2012, os entrevistados disseram pretender gastar um valor menor em nove categorias de um total de 13 pesquisadas. Entre os que pretendem comprar linha branca, por exemplo, a intenção é gastar 21,03% a menos e entre os que pretendem comprar móveis, a disposição é pagar 24% mais barato.
Para Nuno Manoel Martins Duas Fouto, diretor de estudos e pesquisas do Provar, a estabilidade na intenção de compra e a queda na intenção de gastos mostram um esgotamento do consumo ocasionado, principalmente, pela inflação que, em tendência em alta, tem corroído o poder de compra do consumidor. “Falamos em estabilidade na intenção de compra, mas o gasto está menor e isso é um sinal de esgotamento”, aponta. “Se quer defender o consumo, é necessário pensar em renda e acabar com a inflação. Do contrário, são anulados os benefícios fiscais que estão sendo dados pelo governo”, analisa. A previsão é que a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) feche o ano de 2013 em 5,71%, acima do centro da meta, estipulada em 4,5%.
Internet
Quando analisados os números referentes ao e-commerce, o ânimo de compra é o menor já registrado desde 2007, início da série histórica. No segundo trimestre do ano passado, 85,8% dos internautas ouvidos declararam interesse em adquirir algum produto. Já no segundo trimestre de 2013, o valor desceu para 76,5%, uma queda de 10 pontos percentuais na intenção de compra.