Expectativa é que haja um crescimento de 29% no número de pessoas que pretendem realizar alguma compra durante a próxima Black Friday, em comparação com o ano passado. A projeção, encomendada pelo Facebook IQ à Offerwise, mostra ainda que 74% dos entrevistados usam os aplicativos da plataforma para descobrir produtos e marcas.

Se a compra online já era uma tendência em alta, este é um hábito que se consolidou do ano passado para cá. No Brasil, 77% das pessoas entrevistadas disseram que o celular deve ser o principal canal de compra em 2021, contra 53% no ano passado.

E, se em 2020, 57% apontaram as lojas físicas como a melhor forma para fazer as compras na Black Friday, este ano o número caiu para 41%.

41% das pessoas apontaram as lojas físicas como a melhor forma para fazer as compras na Black Friday contra 57% no ano passado (Charles Deluvio/ Unsplash)

“A Black Friday será marcada pela predominância do uso dos smartphones – não apenas na hora da compra, mas em toda a jornada do consumidor, desde a descoberta de produtos até a conversão”, disse o diretor-geral do Facebook no Brasil, Conrado Leister.

Ainda de acordo com o levantamento, 79% das pessoas disseram que estarão dispostas a comprar de novas marcas, caso tenham ofertas interessantes, e 50% disseram que darão preferência para comprar de pequenas e médias empresas e comércios locais, uma tendência observada na Black Friday anterior e ao longo do primeiro ano da pandemia.