O meio TV, incluindo as redes abertas (55,5%, ou R$ 33,7 bilhões), fechadas (11,8%, ou R$ 7,1 bilhões) e ações de merchandising (5,5%, ou 3,5 bilhões), concentrou 73,1% do investimento publicitário no primeiro semestre de 2016. O volume total, pelo cálculo do Kantar Ibope Media com base nos preços cheios das tabelas dos veículos e sem os descontos negociados, foi de R$ 60,7 bilhões, superior aos R$ 60,1 bilhões consolidados no mesmo período do ano passado. O meio jornal teve R$ 6,9 bilhões das verbas. O chamado display, ou publicidade na internet, garantiu R$ 2,5 bilhões, o rádio concentrou R$ 2,3 bilhões, a mídia OOH (Out Of Home) teve participação de 2,3%, equivalente a R$ 1,3 bilhão, search atraiu R$ 752,4 milhões e o cinema R$ 271,3 milhões.
A Y&R lidera o ranking das agências com R$ 3 bilhões de faturamento bruto. A AlmapBBDO aparece em segundo lugar com R$ 1,7 bilhão. A WcCann é a terceira com R$ 1,7 bilhão, uma diferença de R$ 15 milhões para a AlmapBBDO. A Leo Burnett Tailor Made ocupa a quarta posição com 1,6 bilhão. A Ogilvy & Mather Brasil é quinta colocada com R$ 1,5 bilhão.
O maior anunciante é o laboratório Genoma com um investimento de R$ 1,9 bilhão. A Unilever, com R$ 1,6 bilhão, é a segunda colocada na pesquisa. A Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) ocupa a terceira posição com R$ 1,5 bilhão. A Caixa Econômica Federal, com um total de R$ 831 milhões, é o quarto maior anunciante. E a Procter & Gamble, com R$ 807 milhões, aparece em quinto.
O cálculo bruto do Kantar Ibope Media é uma métrica qualificada, mas muitas vezes pode gerar distorções. O caso do Genoma é um bom exemplo. A empresa mexicana lidera a tabela dos maiores anunciantes, mas não é a realidade. Fonte do PROPMARK acredita que o investimento líquido do laboratório em publicidade é de no máximo R$ 100 milhões por ano.
No ranking anual de 2015 (janeiro a novembro), a Y&R liderou a lista pela 13ª vez consecutiva. Leia aqui
| Ranking de Agências | ||
| Janeiro a Junho 2016 | ||
| Moeda: R$ (000) | ||
| Posição | Agência | Investimento |
| 1 | Y R | 3.052.493 |
| 2 | ALMAP BBDO | 1.737.566 |
| 3 | WMCCANN | 1.722.829 |
| 4 | LEO BURNETT TAILOR MADE | 1.632.306 |
| 5 | OGILVY E MATHER BRASIL | 1.591.147 |
| 6 | PUBLICIS PBC COMUNICACAO | 1.370.336 |
| 7 | AFRICA | 1.330.828 |
| 8 | HAVAS WORLDWIDE | 1.246.547 |
| 9 | MULLEN LOWE BRASIL | 1.162.222 |
| 10 | F NAZCA S E S | 1.034.653 |
| 11 | JWT | 1.000.863 |
| 12 | PROPEG | 999.985 |
| 13 | LEW LARA TBWA | 939.631 |
| 14 | DPZ E T | 925.596 |
| 15 | TALENT MARCEL | 896.367 |
| 16 | ESCALA COMUNICACAO | 891.514 |
| 17 | LDC * | 806.140 |
| 18 | FCB BRASIL | 787.089 |
| 19 | MY PROPAGANDA | 771.709 |
| 20 | DM9DDB | 715.010 |
| 21 | Z MAIS | 688.937 |
| 22 | PANDORA PUBLICIDADE | 683.654 |
| 23 | NBS | 613.373 |
| 24 | RINO PUBLICIDADE | 580.497 |
| 25 | AGENCIA WE | 560.471 |
| 26 | HEADS PROPAGANDA | 546.537 |
| 27 | GREY | 494.434 |
| 28 | E MIDIA PROPAGANDA E MARKETING | 469.258 |
| 29 | ARTPLAN | 455.023 |
| 30 | MULTI SOLUTION | 443.193 |
| 31 | NEOGAMA | 395.934 |
| 32 | FULLPACK COMUNICACAO | 382.136 |
| 33 | FISCHER | 361.786 |
| 34 | MASTER PUBLICIDADE | 348.143 |
| 35 | WIEDEN KENNEDY | 332.511 |
| 36 | SINERGIA PUBLICIDADE | 329.047 |
| 37 | NOVA SB | 305.655 |
| 38 | MOMA PROPAGANDA | 299.567 |
| 39 | REF COMUNICACAO | 276.261 |
| 40 | PANDA AGENCIA | 243.498 |
| 41 | 3A WORLDWIDE SOUTH AMERICA | 222.130 |
| 42 | EUGENIO PUBLICIDADE | 190.566 |
| 43 | SANTA CLARA | 190.323 |
| 44 | DAVID BRASIL | 182.825 |
| 45 | I BRASIL COMUNICACAO | 172.915 |
| 46 | DENTSU | 165.574 |
| 47 | GIACOMETTI PROPAGANDA | 140.687 |
| 48 | LEIAUTE | 131.058 |
| 49 | FSB | 129.869 |
| 50 | IMPACTO PROPAGANDA | 127.221 |