Com o objetivo de ser uma fonte de informação sobre os investimentos do governo federal em publicidade, o Grupo de Mídia de Brasília lançou a quarta edição do seu anuário. Entre outros pontos, a publicação destaca, por exemplo, que o investimento publicitário do poder executivo federal, no conjunto das administrações direta ou indireta, em 2013, totalizou R$ 2,3 bilhões, 7,3% maior do que no ano anterior. Os dados são do IAP (Instituto para Acompanhamento de Publicidade), que consolida os investimentos do governo federal.
De acordo com David Martins, diretor nacional de mídia da Giacometti e presidente do Grupo de Mídia, todas as informações pretendem, acima de tudo, esclarecer o modelo de negócio que a comunicação pública no Brasil tem, principalmente no que diz respeito à compra de mídia. Ele afirmou que a meta é informar o mercado sobre os gastos dos principais órgãos federais e as estratégias adotadas por eles.
Martins explicou ainda que, desta forma, pretende estimular a qualificação profissional e, ao mesmo tempo, ser uma referência para o mercado publicitário brasileiro.
O executivo contou que, para construir esse conteúdo, foram convocadas as agências, empresas e veículos que trabalham com esse mercado. Segundo ele, este ano foram mais de 60 depoimentos sobre as principais ações; os desafios do setor; comentários e sugestões para o fortalecimento das práticas do mercado. “Queremos que o profissional de mídia desenvolva o trabalho de comunicação dentro dos critérios de investimento público, mas sem que ele perca a mão dos desenhos estratégicos e do trabalho de desenvolvimento técnico e criativo.”
Ele contou que a públicação já está consolidada no mercado e conta com o apoio de diversos anunciantes, entre eles, SBT, Bandeirantes, RedeTV!, Turner, Fox e ESPN.
O Anuário de Mídia Pública está disponível para download gratuito na página do Facebook do Grupo de Mídia de Brasília.