Mobile terá crescimento sustentado pelos próximos três anos

As previsões para os investimentos em publicidade para 2014 mostram visões diferentes, mas todas apontam para o crescimento das áreas de digital e mobile. Empresas ligadas aos maiores grupos de comunicação do mundo divulgaram novos relatórios que apontam para o aumento da verba investida nesses segmentos no ano que vem.

A ZenithOptimedia, do Publicis Groupe, prevê um crescimento de 5,3% nos investimentos para o ano que vem, pontuando como oportunidade eventos como as eleições americanas e a Copa do Mundo. A publicidade na internet ganhará força, chegando a representar 26,6% dos gastos globais em 2016 contra os 20,6% que representam hoje. Esse crescimento será liderado pela área de mobile, que expandirá a uma taxa de 50% ao ano durante esse período.

Já a Magna Global, parte do Interpublic, prevê um crescimento de 6,5%, com boa parte associada ao digital. A GroupM, do WPP, por sua vez, reduziu a previsão para uma expansão de 4,6%.

Atualmente, a publicidade mobile representa 2,7% do total global. Até 2016, porém, a expectativa é que essa participação quase triplique, chegando a 7,7%, quando o segmento ultrapassará meios tradicionais como revistas, outdoors e rádio. “A tecnologia móvel está criando novas oportunidades para que os profissionais do marketing se conectem com seus consumidores”, disse Steve King, chefe-executivo da Zenith. “Combinado aos mercados emergentes e dinâmicos, esse processo vai criar condições para um aumento estável no investimento publicitário pelos próximos três anos”, concluiu.

A Zenith afirmou que a área de mobile responderá por 36% dos gastos adicionais nos próximos três anos, à frente da televisão. A empresa completou dizendo que “é a primeira vez nos últimos 20 anos que uma nova plataforma está expandindo o consumo de mídia sem canibalizar qualquer outra plataforma”.