Pela primeira vez em seis anos, o investimento em links patrocinados de busca caiu 5% em um ano. O dado foi divulgado pelo Digital Marketing Report, lançado pelo IgnitionOne, com tendências e mudanças no primeiro trimestre de 2016 para as métricas de publicidade. Essa queda foi registrada nos investimentos com pesquisa patrocinada devido, provavelmente, ao começo de ano ruim para as verbas de publicidade.

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O mobile, por sua vez, continua sendo a aposta do programático, com 19% de crescimento. A busca nesse formato impulsiona o crescimento do mobile, onde as impressões e os cliques tiveram forte alta, de 73% e 86%, respectivamente. Nos Estados Unidos, display programático cresceu 10% e o Facebook ultrapassou o Google, com 5% a mais.

“Enquanto os gastos diminuíram, houve um aumento global da atividade de pesquisa. É o maior salto em impressões em três anos, um aumento de 19% em comparação ao período homólogo. Cliques também estão em alta e aumentaram 15%. Esses crescimentos são impulsionados pelo mobile e pelos anúncios no celular”, explica o relatório.

Na Europa, o relatório registrou um aumento de 12% no número de visitantes aos sites dos clientes em relação a 2015. Com os esforços para converter visitantes em leads, as interações aumentaram 56% no período.

“Pela primeira vez em anos, o investimento em links patrocinados do Google teve queda. Mas não confunda isso com o fim dos tempos”, diz Will Margiloff, CEO global da IgnitionOne. “Busca patrocinada continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para trazer resultados, e a mudança para a busca mobile está criando ainda mais oportunidades”.

O IgnitionOne divulga o Digital Marketing todo semestre. O estudo completo pode ser conferido neste link.