divulgação

A compra de espaços publicitários no Rio Grande do Sul no ano passado diminuiu de R$ 4,4 bilhões para R$ 4,3 bilhões, se comparado a 2014. Já em nível nacional, o total chega R$ 132 bilhões em 2015. O montante é 9% superior ao volume registrado em 2014. Se for considerada a inflação do período, é possível observar uma leve retração de 0,9% no total investido no último ano. Os dados compõem a pesquisa da Kantar Ibope Media, divulgada em parceria com a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), presidida por Zeca Honorato.

O ranking mostra os investimentos em mídia dos maiores anunciantes e setores do Rio Grande do Sul, além do crescimento dos principais meios de comunicação no Estado. Realizado por meio da ferramenta Monitor Evolution, o levantamento compara os anos de 2014 e 2015.

 De acordo com o estudo, os meios que apresentaram maior crescimento foram Cinema e Revista, com aumento de 25% e 24%, respectivamente. Jornal aparece na sequência, com alta de 4%. Ainda assim, grande parte da verba de anunciantes no RS foi destinada à TV aberta, que alcançou R$3,2 bilhões em publicidade.

O Comércio e o Varejo são os setores que seguem na liderança entre os maiores anunciantes. Enquanto isso, Higiene Pessoal e Beleza subiu da 4ª para a 2ª posição, derrubando Mercado Financeiros e Seguros para o 3º lugar. No ranking dos maiores anunciantes de 2015, Genomma, Via Varejo e Unilever Brasil ocupam as três primeiras posições, com investimentos que vão de R$ 136,2 milhões a R$ 160,4 milhões.

Esses dados têm como base o volume de espaços ocupados em publicidade pelos anunciantes em mídia e a tabela de preços dos veículos, desconsiderando descontos e negociações. A relação completa está disponível em http://www.arpnet.com.br/indicadores