Um novo relatório sobre mídia programática divulgado pelo eMarketer aponta que os anunciantes americanos investirão aproximadamente US$ 3,37 bilhões em ferramentas do tipo em 2013, um aumento de 75,3% em relação a 2012. Os dados do Programmatic Advertising: Forecast and Future Growth Trends (Publicidade programática: Previsão e tendências de crescimento, em tradução livre) apontam ainda que a mídia programática concentrará 29% dos investimentos até 2017.
De acordo com o documento, o crescimento será menor, porém estável, nos próximos anos. A expectativa é de um aumento de 38,4% em 2014, quando serão investidos US$ 4,66 bilhões, e de 31,9% no ano seguinte. Para 2016, a taxa de crescimento prevista é de 28% e, para 2017, é de 15,3%, que fará com que o total investido em mídia programática seja superior a US$ 9 bilhões.
O eMarketer aponta que esse progresso ocorre devido às melhorias feitas nos sistemas de entrega de anúncios online, assim como na rápida adoção da mídia programática e do real-time bidding tanto por anunciantes quanto por publishers como uma solução para aumentar a eficiência de campanhas.