Os investimentos em publicidade em 2014 crescerão 5,2% em relação ao ano passado. Esse é o resultado da nova previsão do Warc, que considera dados de 13 mercados. A alta é 0,2 ponto percentual menor que o índice de junho. De acordo com a pesquisa, o maior crescimento será registrado nos países do Bric, onde investimento aumentará mais de 10%. Na China e na Índia, a previsão é de 11,2% e 11% respectivamente, enquanto na Rússia e no Brasil o aumento deve ser de 10,7% e 10,4%.
A previsão de investimento foi revisada para cima em países europeus como o Reino Unido, a Itália e a França, além da Austrália. O mercado italiano, porém, é o único onde os gastos devem se contrair este ano, mesmo assim em percentagem ínfima: 0,2%.
Em âmbito global, o Warc avalia que o investimento em publicidade online terá o maior crescimento, com 14,1%. A web foi o único canal que teve uma revisão positiva, enquanto todos os outros mantiveram seus índices sem alterações ou revisados para baixo em comparação com previsões anteriores. O relatório também indica aumento dos gastos em todos eles, exceto no segmento de jornais e revistas.
“Comparado com os dois últimos anos, 2014 parece mais otimista para os anunciantes. Há grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de Inverno, além de os países europeus estarem voltando a crescer. Os Brics também devem registrar aumentos significativos depois de um 2013 morno”, avalia Suzy Young, analista do Warc.