De acordo com levantamento da Emplifi, os anunciantes postam com mais frequência no Instagram (68%) do que no TikTok (32%)

O investimento médio global com anúncios em redes sociais aumentou 18% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021. O levantamento, divulgado pela Emplifi, revelou ainda que o valor voltou aos patamares acima de US$ 4,2 mil por marca.

Em comparação ao mesmo período no ano passado, o gasto médio mensal com anúncios aumentou em 19%. Alexandra Avelar, country manager da Emplifi no Brasil, conta que, após a temporada das festas, as marcas costumam organizar os seus budgets e estratégias para o restante do ano.

"Logo, os primeiros meses tendem a ser mais calmos em termos de investimentos em anúncios. No segundo trimestre esses valores tendem a aumentar", explica a executiva.

Já no que tange o engajamento das redes, o Instagram segue como líder, com 32 interações por mil impressões registradas no segundo trimestre de 2022. Depois de constatar uma queda constante desde o segundo trimestre de 2021, a média de interações em postagens de marcas globais no Facebook teve um leve aumento em relação ao trimestre anterior, atingindo seu nível mais alto desde o terceiro trimestre de 2021.

Das redes sociais, o Facebook tem apresentado queda de 15% a cada ano (Photo by Szabo Viktor on Unsplash

Entretanto, os níveis do segundo trimestre de 2022 permanecem notavelmente inferiores ao segundo trimestre de 2021, com marcas gerando aproximadamente 5,2 interações por mil impressões no Facebook, uma queda de 15% ano a ano.

No primeiro trimestre de 2022, o gasto médio mensal com anúncios por marca foi de US$ 3,6 mil no período, uma queda de 19% em relação à alta da temporada de festas do quarto trimestre de 2021.

TikTok X Instagram
Com base nos dados de contas do TikTok e Instagram de 330 marcas globais, analisadas de janeiro a junho de 2022, a Emplifi notou que as marcas postam com mais frequência no Instagram (68%) do que no TikTok (32%).

Enquanto o alcance e as interações foram maiores no Instagram, o conteúdo de vídeo teve maior engajamento no TikTok. De qualquer forma, ambas as plataformas mostraram uma tendência ascendente ao longo de seis meses em termos de taxa de engajamento, atingindo o pico em junho último.

Alexandra Avelar, da Emplifi Brasil: TikTok vem ganhando espaço entre as marcas (Divulgação)

No entanto, Alexandra alerta que essa tendência vem mudando. Muito embora o Instagram continue sendo a rede com o maior investimento das marcas, ela diz que o TikTok vem ganhando espaço.

"A rede que já foi exclusividade da nova geração vem se tornando mais democrática, trazendo diferentes públicos. Seu formato e algoritmo vem atraindo cada vez mais os investimentos das marcas que estão aprendendo a melhor forma de se comunicar por este canal", diz a country manager da Emplifi no Brasil.

Segmentos que mais impactaram
Realizado pela Nielsen, por meio do Digital Ad Intel, um levantamento mapeou quais foram os segmentos que mais se comunicaram durante o primeiro semestre de 2022.

Varejo (17% e 272 bilhões de impressões), Telecomunicações (16% e 249 bilhões de impressões), Assuntos de utilidade pública, educação e governo (10% e 156 bilhões de impressões), Entretenimento (8% e 135 bilhões impressões) e Finanças (7% e 114 bilhões de impressões) são os segmentos com mais impacto.

Em uma comparação entre o primeiro e segundo trimestres de 2022, a indústria do Varejo, Entretenimento e Finanças aumentaram seu volume de impressões em até 5%.

Entre esses segmentos, os produtores de conteúdo com o maior número de impressões foram Facebook, UOL, Globo.com e YouTube ultrapassando um volume de mais de 547 bilhões de impressões no primeiro semestre do ano.