O investimento global em publicidade terá uma série de altas nos próximos três anos, segundo indica a nova pesquisa realizada pela ZenithOptimedia, empresa do Publicis Groupe especializada em estudos de mídia. De acordo com o levantamento, após elevar-se 3,3% em 2012 diante de 2011, a expectativa é de que o mercado cresça 4,1% em 2013, 5% em 2014 e 5,6% em 2015, tendo como base de comparação sempre o montante gasto no ano anterior.
Além da evolução no valor investido, também pode se perceber uma aceleração desse desenvolvimento, de 1,5 ponto percentual no triênio. Apesar do crescimento, o mercado ainda se recupera lentamente da acentuada queda de 9,6% registrada em 2009, a maior retração da história da publicidade. Considerando valores gerais, o relatório mostra que em 2012 foi gasto US$ 497,3 bilhões globalmente — e que esse valor subirá para US$ 517,7 bilhões (2013), US$ 543,4 bilhões (2014) e US$ 573,6 bilhões (2015).
A pesquisa ainda aponta que esse balanço compensa o destaque que os países emergentes estão desenvolvendo em contraste com o mau momento econômico europeu, continente que ainda sofre com os efeitos da crise financeira. 61% da evolução global no investimento em publicidade partirá dos países emergentes — que aumentarão seu protagonismo mundial, passando de 34% de share em 2012 para 37% em 2015.
No “Velho Continente”, a situação é exatamente a oposta. O estudo da ZenithOptimedia dividiu o bloco em dois, isolando Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, que, juntos, terão decréscimo de 4% no montante investido e só irão voltar ao patamar de 2012 (US$ 109,2 bilhões) em 2015. Mas mesmo os países um pouco menos assolados pela crise também não terão grande desempenho, com estagnação em 2013 e crescimentos de 2% ao ano em 2014 e 2015.