Novo relatório da agência de mídia ZenithOptimedia (do Publicis Groupe) indica que o investimento global em publicidade deve crescer 4,9% e alcançar US$ 545 bilhões em 2015, um pouco menos do que em 2014 – a estimativa é fechar o ano com 5,1%, impulsionado principalmente pela Copa do Mundo e Olimpíadas de Inverno.

O estudo “Advertising Expenditure Forecasts” também aponta que a publicidade mundial vai crescer mais em 2016, aproximadamente 5,6%, devido a grandes eventos como os Jogos Rio 2016, no Brasil, e as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Apesar da previsão é de que a economia global cresça mais em 2015 (3,8% contra 3,3% em 2014), para o mercado publicitário será um período sem grandes eventos mundiais.

O investimento em mobile é considerado o principal driver do crescimento global em publicidade, totalizando US$ 25,8 bilhões do total investido em 2014, representando 5% do bolo. A expectativa da Zenith é de um avanço ainda maior até 2017, de 11,3%, alcançando US$ 68 bilhões.

O relatório também destaca que as agências estão se adaptando rapidamente à mídia programática, que vem tornando a publicidade mais precisa e efetiva, impulsionando também os anúncios digitais em display, assim como a publicidade vídeo e social media. O crescimento do investimento em display será de 25% em 2014, o maior desde 2007.

“A tecnologia mobile está criando novas oportunidades para as marcas construírem relacionamento com seus consumidores, enquanto a mídia programática está tornando a comunicação mais barata e efetiva”, destaca  teve King, CEO global da ZenithOptimedia.