Cerca de US$ 503 bilhões serão investidos em publicidade em 2013, o que representa um aumento de 3,5% em relação ao total registrado no ano passado. A taxa, calculada pela ZenithOptmedia, é a mesma da verificada em junho deste ano, sendo a primeira vez desde junho de 2012 que a previsão não foi revista para baixo, o que é um sinal de estabilidade o mercado da publicidade. O relatório Advertising Expenditure Forecasts é divulgado pela empresa trimestralmente e faz previsões sobre os investimentos em publicidade. A expectativa é de que, após os sinais de estabilidade, seja retomado o crescimento.
Segundo o estudo da ZenithOptimedia, os próximos anos também se mostram promissores, com investimentos aumentando 5,1% em 2014 e 5,9% em 2015. “As expectativas para este ano finalmente se nivelaram depois de um longo período de erosão lenta devido às más notícias econômicas”, aponta o relatório. Uma das razões relacionadas à estabilização é a recuperação econômica da Europa, que, aos poucos, deixa a recessão. “A estabilidade dos investimentos com a publicidade global neste ano, sem eventos como as Olimpíadas e as eleições americanas, mostra que a recuperação da publicidade está acontecendo, prometendo crescimentos ainda maiores em 2014 e 2015”, disse Steve King, CEO da ZenithOptimedia.
Regiões
O crescimento de 2012 para 2013 será de quase 11% nas regiões que compreendem o Leste Europeu e a Ásia Central e o Sudeste Asiático. Já na América Latina, os gastos com publicidade devem aumentar 9,6%. A média anual de crescimento até 2015 mantém essas três regiões no topo, cada uma crescendo entre 10% e 11% ao ano, ante apenas 4,2% da América do Norte.
Até 2015, sete dos 10 maiores mercados que contribuem para o crescimento dos investimentos em publicidade serão países emergentes, entre eles o Brasil. No período, os mercados em desenvolvimento serão responsáveis por 64% da verba adicional e devem passar a representar 37% do mercado global de publicidade.
A ZenithOptimedia indica que os sete maiores mercados – Estados Unidos, Japão, China, Alemanha, Reino Unido, Brasil e Austrália – permanecerão em suas posições no ranking até 2015. A França, oitava colocada, porém, dará lugar à Coreia do Sul, que atualmente é a 10ª. O Canadá permanecerá na nona posição, à frente da Rússia, que entrará para a lista dos 10 maiores mercados.
Mídia
A internet é o meio que mais concentra os novos investimentos em publicidade. De 2012 a 2015, serão injetados US$ 47,6 bilhões em propaganda na web. Na televisão, o total de dinheiro investido será de quase US$ 26 bilhões.
Apesar disso, a TV permanecerá como o meio onde mais se anuncia, mesmo em 2015. Atualmente, 40% dos investimentos em publicidade são destinados à televisão, índice que cairá para 39,5% no final do período. A participação da internet passará de 18,3% para 24,6%, enquanto os demais meios – outdoor, revistas, jornais e rádio – deve registrar ligeiras baixas.