O total do investimento em publicidade nos Estados Unidos cresceu 0,7% no segundo trimestre de 2014, sendo que no primeiro trimestre do ano o crescimento foi de 5,7%. O valor chegou a US$ 35,6 bilhões, de acordo com uma nova pesquisa da Kantar Media. Ao longo do primeiro semestre de 2014, o incremento foi de 3,1%.
Segundo a Kantar, os anunciantes olímpicos reduziram em mais do que 4% seus investimentos no segundo trimestre do ano, enquanto os anunciantes não-olímpicos aumentaram suas verbas em 2%.
Grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, impulsionaram o crescimento da TV em 5%. A internet avançou 6,2% no período, enquanto que a publicidade em jornal caiu 9,7%. Já as 100 maiores revistas cresceram em publicidade, mas o resultado ainda não é suficiente para cobrir perdas.
Um efeito negativo sobre o mercado norte-americano é que a P&G, maior anunciante local, cortou seus investimentos publicitários em 17,4% (para US$ 1,32 bilhão) no primeiro semestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2013.
Quatro dos cinco maiores anunciantes dos EUA também cortaram seus investimentos no primeiro semestre de 2014. Junto com a P&G, estão a gigante de telecom AT&T (-9.4% para US$ 917,6 milhões), Comcast, (-1.2% para US$772,4 milhões), e L’Oreal, (-9% para $727,9 milhões).
Por outro lado, a General Motors teve um aumento de investimento significativo: um incremento de 22,6% no primeiro semestre do ano, garantindo a posição de segundo maior anunciante nos EUA, com verba de US$ 928,8 milhões no período.
Outros grandes anunciantes também elevaram seus investimentos em publicidade, como a Pfizer (+25.1% para US$711, 8 milhões), Verizon Communications (+11.4% para US$694 milhões), Berkshire Hathaway (+20.1% para US$674,5 milhões), Toyota (+5.5% para $599, 8 milhões) e Fiat (+14.2% para US$588,5 milhões).
Em média, os 100 maiores anunciantes aumentaram seus budgets em 2,9% no primeiro semestre do ano, lembrando que a Kantar mede somente mídia tradicional e online display, excluindo categorias como vídeo digital, links patrocinados e outras mídias digitais.