A poucos dias do final de 2012, a Discovery Networks comemora o crescimento da TV paga nos lares brasileiros. Detentora de canais que atendem aos mais diversos públicos e faixas etárias, a companhia, presente no país há quase 19 anos, destaca a nova realidade da classe C como responsável por boa parte do aumento do número de assinaturas. “Entre outubro de 2011 e outubro deste ano, a chamada pay TV cresceu em 30% no Brasil. Em relação à Discovery especificamente, o aumento foi de 37%. Esse serviço, anteriormente considerado luxo, hoje está presente em 26% das casas do país, ou seja, em mais de 15 milhões de lares. Apesar de todos esses números grandiosos, no entanto, o investimento publicitário no meio continua baixo. Fala-se o tempo todo em conteúdo diferenciado, nova classe C e inovação, mas ainda sinto certo conservadorismo a esse respeito”, afirmou Fernando Medin, diretor-geral da Discovery no Brasil.
Durante evento que apresentou a grade de programação da Discovery para 2013, realizado nesta terça-feira (11), o executivo apresentou as estreias previstas para 2013 e anunciou a versão em alta definição de quatro canais da rede: Discovery HD, Discovery Home & Health HD, Investigação Discovery HD e Discovery Kids HD. “Para nós, faz muito sentido valorizar visualmente esse conteúdo. Se pensarmos que um canal como o ID (Investigação Discovery) reúne atrações baseadas na medicina forense e em seus muitos detalhes, ou que as crianças de agora crescem em meio a games ultratecnológicos, acaba sendo praticamente fundamental oferecer essa opção aos nossos assinantes”, salientou.
“Paixões perigosas”
Originalmente americana, a série “Paixões perigosas” estreia no ID no primeiro semestre de 2013 com apresentação e narração de Adriane Galisteu. Em dez episódios, a atração reúne histórias verdadeiras e fictícias de crimes passionais a partir de reconstituições e depoimentos de familiares e autoridades. “Sempre assisti a programas de crime e investigação, mas nunca imaginei que estaria envolvida em um deles”, disse a apresentadora. Para Medin, “Paixões perigosas” será um sucesso. “O público em geral gosta dessa mistura de romance, traição e crime. É como uma novela da vida real”, afirmou.
Outras estreias
As novidades na programação incluem, entre outros: “Estados Unidos” (título provisório), série que levará o telespectador a uma viagem pelas paisagens norte-americanas, no Discovery; “NY Med”, um retrato do dia a dia na emergência de um hospital em Nova York, no Discovery Home & Health; a animação “Doki”, no Discovery Kids; “Nascidos para matar”, que faz uma análise psicológica de mentes criminosas, no Investigação Discovery; “Dynamo: magician impossible”, com números intrigantes do ilusionista homônimo, no TLC; “Too cute”, que reúne situações divertidas com filhotes de animais, no Animal Planet; e “Car sharks” (título em português a ser definido), disputa entre dois times com a missão de customizar veículos idênticos, no Discovery Turbo.