O novo estudo Consensus Ad Forecast, do Warc, que prevê os investimentos em publicidade em 13 mercados, apontou que eles crescerão 5,8% este ano. O estudo também faz uma estimativa de crescimento da ordem de 5%, em termos globais, para o próximo ano. Neste ano de Copa do Mundo e eleições no Brasil, os Brics se destacam e o mercado brasileiro lidera em aumento de volume de verbas, com um crescimento estimado em 12,8%. Em segundo lugar vem a Índia, com aumento de 11,3% e em terceiro a China, com 11,1%.

Para 2015, os investimentos em publicidade no Brasil devem aumentar 7,9%. A Copa do Mundo é considerada a principal responsável pelo bom desempenho do Brasil neste ano. Os números são consolidados a partir de estimativas de investimento por parte de agências de publicidade, empresas de monitoramento de mídia, consulta a analistas, avaliação do próprio time do Warc e outras fontes como Zenith Optimedia, Carat, eMarketer, Magna Global e Pivotal. A última previsão foi feita em janeiro, e esta versão atualiza as informações com novos dados.

A Itália é o único país entre os 13 mercados pesquisados (veja tabela abaixo) que apresenta queda de investimentos em propaganda este ano – de 0,4%. Na previsão publicada pelo Warc em janeiro deste ano, o Brasil apresentava crescimento um pouco mais suave, com menos 2,4%.

Internet lidera

Os principais tipos de mídia, com exceção de jornais e revistas, apresentam crescimento de investimentos globais em 2014, sendo que a internet, como sempre, é recordista em taxa de aumento: 16,4% (2,3% a mais do que o previsto pelo Warc em janeiro). A TV deve crescer 5,3% este ano, 0,5% menos do que o previsto em janeiro, e tanto revistas como jornais devem apresentar queda, respectivamente de 3,5% e 4,1%.

No Brasil, o investimento em publicidade na internet crescerá 20,8% esse ano, e no ano que vem deve crescer 16,6%. Em OOH (out of home) e mídia exterior, a previsão é de crescimento de 17,6% e, em cinema, a estimativa é de 5,6% – sendo que em 2015 espera-se que OOH cresça por aqui 11,6%. Rádio no Brasil deve crescer 8,5% este ano e outros 8,3% em 2015.

A TV mantém boas taxas de crescimento, chegando a 15,3% de aumento este ano em relação a 2013. No ano que vem, espera-se crescimento da ordem de 6,3% na verba destinada à televisão. O cenário para revistas é de queda de 4,4% no país, e outros 2,2% de redução no ano que vem. Jornais devem ter redução de 1,6% na verba publicitária, e outra queda de 0,4% é esperada em 2015.