As marcas que anunciam no YouTube investiram US$ 5,6 bilhões em na plataforma de vídeos do Google em 2013, apontam projeções do eMarketer obtidas pelo diário Financial Times. A cifra registra um aumento de 50% do investimento em relação a 2012.
Ainda de acordo com o relatório do eMarketer, a receita líquida do YouTube deve fechar em US$ 1,96 bilhão quando os parceiros – criadores de conteúdo e os chamados “youtubers” – forem pagos, já que recebem parte do investimento. Com isso, o YouTube seria responsável por quase 2% de todo o investimento publicitário global. “A receita publicitária de vídeos deve crescer de forma significante nos próximos anos dentro do YouTube, particularmente com o aumento dos usuários de dispositivos móveis”, aponta o relatório.
A TV ainda concentra a maior parte do investimento: uma estimativa de US$ 66,5 bilhões em 2013. Nos próximos três anos, porém, o aumento deve ser pequeno, segundo o eMarketer. “Existe uma fragmentação acontecendo. A audiência da televisão está mais ou menos estável, enquanto a de vídeos na internet está crescendo e sendo encabeçada por plataformas como o YouTube e o Netflix”, diz Dan Cryan, diretor de mídia digital da IHS.
O YouTube, comprado pelo Google em 2006 por US$ 1,65 bilhão, tem mais de um bilhão de usuários mensais e atrai um quinto de todo o investimento publicitário dos Estados Unidos em vídeos online.