O investimento publicitário nos Estados Unidos cresceu 0,7 % em 2014 e atingiu US$141,2 bilhões, de acordo com relatório divulgado pelo Kantar Media, nesta quarta-feira (18). No quarto trimestre do ano, houve um decréscimo de 1,6%, sobre o mesmo período de 2013. O Kantar observa que apesar da queda no final do ano, a maioria dos anunciantes do Top 1000 incrementou seus investimentos durante o período, demonstrando um bom sinal para o começo de 2015.
“O crescimento publicitário em 2014 foi impulsionado principalmente pelo triple play Olimpíadas de Inverno, Copa do Mundo no Brasil e Eleições”, disse Jon Swallen, Chief Research Officer dp Kantar Media North America.
A TV foi o meio que mais cresceu em receita publicitária nos EUA: 5,5%. A TV paga teve o maior avanço: 6,8%. Segundo o Kantar, a programação esportiva e a cobertura política atraíram os investimentos.
A internet (sem incluir vídeos e mobile) foi a segunda mídia que mais cresceu em publicidade, com 0,9% de expansão. Já outdoor teve avanço de 0,2% , enquanto as chamadas mídias tradicionais apresentaram queda: rádio (-3,9%); revistas (-5,1%) e jornais (-10%).
10 maiores anunciantes
Já os 10 maiores anunciantes do mercado norte-americano cortaram seus investimentos em 4,2%, na comparação com 2013, mostra o Kantar Media. O valor total investido por eles foi de US$15,3 milhões. A Procter & Gamble está no topo com investimento de US$ 2,6 milhões, uma queda de 14,4%. Já a General Motors cortou o seu budget em 8,2% para US$ 1,6 milhão, enquanto a Toyota Motors teve redução de 5,7% para US$1,1 milhão. Uma das explicações para a queda do investimento publicitário entre os 100 maiores anunciantes é que a maioria deles passou a investir mais em digital.