A Amazon foi a empresa que apresentou o maior investimento, US$ 16,9 bilhões, com uma alta de 55% em relação a 2020


As gigantes de tecnologia Alibaba, Alphabet, Amazon, Baidu, Meta, Microsoft, Netflix e Tencent fecharam o ano de 2021 com investimentos em publicidade que totalizaram US$ 46,6 bilhões, um crescimento de 49,4% em relação a 2020, segundo levantamento da Warc. O montante representa 6% de todo o investimento publicitário global.

Mantida a trajetória, segundo a entidade, os gastos globais dessas empresas de tech com anúncios ultrapassarão os 10% até 2030. Isso porque crescem em um ritmo mais acelerado (49,4%) que outros segmentos, como mídia e publicação (+34%), tecnologia e eletrônicos (+26%) e varejo (+21%). Essas plataformas contribuíram com mais de um décimo (10,4%) de todo o crescimento global em 2021.

A Amazon foi a empresa que apresentou o maior investimento, US$ 16,9 bilhões, com uma alta de 55% em relação a 2020. Em segundo lugar, o Alibaba, com US$ 8,8 bilhões e alta de 84,4%.

Os números mostram que a plataforma chinesa aumentou sua participação no gasto total na categoria "Big Tech", saindo de 2,9% em 2014 para 19% em 2021. Inclusive, superou,  pela primeira vez, a Alphabet, proprietária do Google, que aportou US$ 7,9 bilhões e expandiu em 47% os valores.

Na outra ponta, a Microsoft registrou o  menor comprometimento de receita com publicidade. Ficou em US$ 1,5 bilhão, uma quantia que se mantém estável desde 2016. De acordo com a Warc, é um cenário que deve mudar, tanto pelo interesse da empresa no metaverso quanto pela provável aquisição da empresa de jogos Activision Blizzard.