Relatório divulgado nesta quarta-feira (20) mostrou um crescimento de 10% em relação a 2022
Os investimentos em mídia, realizados ao longo de 2023, registram um crescimento de 10,4%, como apontou o Cenp-Meios, divulgado nesta quarta-feira (20). No total, o aporte foi de R$ 23,4 bilhões, em comparação aos R$ 21,2 bilhões do mesmo período em 2022.
Em retrospecto, 2023 foi um ano de retomada efetiva dos investimentos após a instabilidade causada pela pandemia. Prova disso é que, em 2022, mesmo diante de aditivos como Copa do Mundo e Eleições, que geraram uma movimentação atípica no mercado publicitário, o crescimento total ficou na casa dos 7,6% no ano, três pontos percentuais a menos do que o recorte atual.
Ao longo dos 12 meses, a aplicação dos recursos se manteve estável na casa dos 10%. A análise mostra ainda a importância das atividades do setor no cenário macroeconômico: o crescimento do PIB fechou com 2,9% e a inflação oficial do período pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 4,62%. Ou seja, houve crescimento real dos investimentos publicitários em mídia.
Internet cresce
Em termos de market share, apenas os meios internet, out of home e rádio registraram crescimento — a internet, por exemplo, passou de 35,7% em 2022 para 38,2% no ano passado.
Entre os que tiveram baixa estão o jornal, a TV por assinatura e a TV aberta, que passou de 41,7% para 39,6% em 2023. Revista e cinema ficaram com a mesma participação de mercado.
"Os indicadores apontados pelo Cenp-Meios sinalizam a evolução consistente de uma indústria que dá fortes indícios de resiliência. Estamos diante de um novo momento econômico mais estável, que é um fator estratégico para a projeção dos investimentos ao longo de 2024", disse Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.
A leitura anual foi realizada com 336 agências, frente a 326 participantes em 2022.
(Crédito): Foto de Matthew Guay na Unsplash)