No entanto, relatório da Warc Media alerta que a fragmentação dos direitos esportivos pode ser uma ameaça o alcance de massa
Relatório da Warc Media, 'A mídia esportiva na era da fragmentação' prevê que os investimentos globais em direitos de transmissões esportivas chegarão US$ 60,9 bilhões em 2024, um aumento de 18,9% em relação aos anos anteriores à pandemia.
O relatório também apontou que emissoras e streamers serão impulsionados principalmente pelas Olimpíadas de Paris e a Eurocopa 2024, o torneio de seleções do Velho Continente.
É esperado, segundo o levantamento, que nos Estados Unidos as marcas gastem mais de US$ 2 bilhões com os Jogos Olímpicos ao passo em que a Eurocopa deverá gerar 250 milhões de euros em investimentos com publicidade em toda a Europa.
Nesta semana, inclusive, a Warner Bros. Discovery, Fox e ESPN anunciaram que farão uma joint venture, que também reunirá as redes lineares e o streaming ESPN+. De acordo com informações do site americano CNBC, Disney, Fox e Warner Bros. Discovery terão, cada uma, a participação de um terço.
Alex Brownsell, chefe de conteúdo da Warc Media, disse que os grandes eventos esportivos deste ano proporcionarão 'meio incomparáveis' para marcas conversarem com o público. No entanto, Brownsell alerta.
“Estas qualidades estão ameaçadas à medida que o consumo se fragmenta. Neste relatório, analisamos mais de perto o estado atual da publicidade esportiva num momento em que o consumo de mídia representa um dilema para os anunciantes de marca”, afirmou.
A fragmentação à qual Brownsell se refere foi retratada no estudo, que apontou que a fragmentação dos direitos esportivos ameaça o alcance de massa. Como exemplo, o Warc Media citou a cobertura da NFL, que abrange transmissões tanto em TV a cabo como em OTT, além do app NFL+.
(Crédito: Foto de Patrick Ogilvie na Unsplash)