Os investimentos globais em publicidade vão crescer mais rápido em 2014, de acordo com uma nova revisão da Carat (empresa de mídia e pesquisa do Dentsu Aegis Network), que mostra que o otimismo na maioria das regiões do mundo também aumentou.

Baseado em dados recebidos de 59 mercados, incluindo as Américas, Ásia, Europa, África e o Oriente Médio, a Carat prevê que o aumento do investimento em publicidade será de 5% este ano, maior do que a projeção feita em março de 4,8%.

As revisões feitas apontam crescimentos maiores nos principais mercados, como na América do Norte, de 4,3% parar 4,9%; Europa Ocidental, de 1,8% para 2,7%. A América Latina segue com crescimento de 12,1% de crescimento, e a Ásia, com 5,5%, ambas liderando as regiões de melhor performance em investimentos publicitários.  A Europa Oriental e Central devem ter retração de 5% para 3,5%.

Na Europa Ocidental, o Reino Unido lidera o crescimento, com 7,5% em 2014, sendo que na primeira medição essa previsão era de 5%.

A mídia com maior crescimento em investimento publicitário é a digital, com 16,1%. O digital também terá aumento no bolo publicitário global neste ano, alcançando 20,5%, e 22,6% em 2015, ultrapassando o share de revistas e jornais pela primeira vez. O declínio do impresso deve continuar, enquanto outras mídias devem alcançar crescimento entre 3% e 5%, em 2014 e 2015.

Jerry Buhlmann, CEO da Dentsu Aegis Network, disse que os dados mostram “um momento positivo da indústria”. O executivo também acrescentou que o contínuo crescimento do digital abre oportunidades para o mobile.

Já o estudo da Warc “Consensus Ad Forecast”, com dados do mercado mundial incluindo informações da Carat, prevê que os investimentos publicitários globais vão aumentar 5,8% em 2014 e 5% em 2015.