Os investimentos publicitários no Brasil cresceram 8% no ano passado em comparação a 2013, passando de R$ 112 bilhões para R$ 121 bilhões. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ibope Media por meio do estudo Retrospectiva e Perspectivas.
De acordo com a pesquisa, o meio de comunicação que recebe mais investimentos continua sendo a TV aberta. Apesar da concorrência das mídias digitais, o investimento em anúncios de televisão cresceu de 53% para 56%, atingindo o valor de R$ 67 bilhões. O jornal, com mais de R$ 17 bilhões, e a TV por assinatura, com R$ 11 bilhões, aparecem em seguida no ranking. No estudo, os gastos na internet caíram dois pontos no share dos veículos, de 6% para 4%, porém a metodologia do Ibope analisa apenas anúncios em sites e portais, sem os investimentos em ações nas redes sociais.
Em relação aos setores, “Comércio e Varejo” segue na liderança com 18% de participação nos investimentos, acompanhado por “Higiene Pessoal e Beleza”, que tem 10%. O destaque fica por conta do segmento “Alimentação”, que cresceu 37% no período impulsionado principalmente pela categoria “Carnes, Aves e Derivados”, que apresentou crescimento de 133%.
Anunciantes
A Via Varejo, empresa administradora das Casas Bahia e do Ponto Frio, assumiu a liderança no ranking de anunciantes do Brasil pelo Ibope em 2014. Com isso, as Casas Bahia, que esteve no topo da lista durante 11 anos até 2013, quando perdeu a colocação para Unilever, volta a figurar na primeira colocação, porém agora junto com o Ponto Frio.
As duas redes, unificadas pela primeira vez no Ibope Media como Via varejo, superaram a Unilever ao subir os investimentos publicitários de R$ 3,8 bilhões, em 2013, para R$ 4,2 bilhões no ano passado (o valor de 2013 uniu as duas empresas para a base de comparação). Já a Unilever Brasil reduziu os gastos em propaganda de R$ 4,5 bilhões para R$ 3,7 bilhões. Quem completa o pódio é a Genomma com R$ 3,4 bilhões investidos.