A Apple apresentou a nova versão do sistema iOS 9 com um mudança operacional importante: os usuários poderão fazer o download de softwares que bloqueiam propaganda. A iniciativa irá impulsionar a saúde da chamada economia de aplicativos e tenta ofuscar o rival Google, que domina o mercado de anúncios online de US$ 120 bilhões.
A atualização ficou disponível na última quarta-feira (16) e pode ser feita em diversos dispositivos como iPad, iPhone e iPod Touch. A versão promete consumir menos bateria, que dará ao usuário uma hora a mais de uso a cada recarga.
Vários aplicativos bloqueadores de anúncios para iPhones devem ser lançados ainda nesta semana. No entanto, a nova abordagem da Apple não afetará propagandas dentro de aplicativos como Facebook, em jogo como os da Supercell ou King e até mesmo os próprios aplicativos da Apple.
Esse movimento da Apple tem como objetivo provocar as marcas para direcionarem seus gastos para aplicativos em vez de anúncios tradicionais nos quais o Google é líder. Estima-se que o uso de bloqueadores de anúncios aumentou 40% no ano passado, resultando na perda de US$ 22 bilhões em receita, segundo estudo da Adobe e da Page Fair.
A companhia também anunciou que ainda não lançará o watchOS 2, sistema que atualiza o Apple Watch, porque descobriu um problema no desenvolvimento. Eles estão trabalhando para apresentar uma versão sem erros para seus usuários.