Em digital, quase tudo pode ser mensurado. Com o big data batendo à porta das marcas como uma ferramenta para entender e suprir as necessidades de seu consumidor, é fundamental pensar como o seu target e estudar tudo que o envolve. Tendo a premissa de que é preciso analisar o comportamento deste público para entender, organizar ações e medir resultados, a iProspect se posiciona justamente neste papel de agência dirigida por dados.
Parte do Dentsu Aegis Group, a empresa possui 50 escritórios em 40 países, opera no Brasil desde 2006 e tem como especialidades o trabalho em métricas de search, SEO, mobile, display e feeds, além de um trabalho de inteligência competitiva sobre esses dados. “O que nós queremos é entender o consumidor. O que ele pensa, o que ele busca, o que ele precisa. E por meio das métricas digitais nós conseguimos ter uma base disso para fornecer soluções para as empresas”, conta a CEO global da iProspect, Misty Locke.
Em visita à filial brasileira, que representa 3% de toda a operação, a executiva espera um crescimento de 50% em 2014 e reforça o posicionamento da iProspect como empresa de comunicação e marketing, e não apenas como ferramenta de monitoramento. “Competimos com outras agências, mas temos esta especialização de sermos diretamente guiados por dados”, diz Misty. Apesar disso, existe de fato uma plataforma onde o cliente pode monitorar SEO e outros dados por conta própria: o iProspect Monitor.
A tendência de “matemarketing” parece enraizada na agência, que conta não somente com atendimento e business intelligence, mas também tem um braço de criação. “Temos um trabalho criativo em cada país, mas não estamos querendo fazer a peça mais sexy ou ganhar Leões em Cannes. Nossa intenção é bem mais efetiva, queremos solucionar o problema do cliente”, conta a executiva.
Nem mesmo as mudanças de algoritmos de busca e colocação afetam o modus operandi da iProspect. Desde 2011, o Google promoveu uma grande atualização de sua forma de relacionar conteúdo, diminuindo a relevância de metatags ou outros “truques” para melhorar o ranking orgânico. “Para nós, que fazemos o SEO da forma como os buscadores recomendam, essas alterações não afetam estrategicamente, pois a mudança de formato tende justamente a caçar os ‘atalhos’ e não a estrutura formada de forma correta”, explica Misty.
Ela argumenta que a iProspect pode trabalhar em conjunto com outras agências do Dentsu Aegis Group, mas sempre em contato direto com o anunciante. “Juntamos com outras agências do grupo para fornecer a melhor solução para o nosso cliente, mas não trabalhamos ‘por trás dos panos’ para outras empresas do grupo. Preferimos a integração por sermos especialistas”, encerra.
Globalmente, a agência atende Hilton, Adidas e Disney, enquanto em solo brasileiro ainda conta com Localiza, Consul, Brastemp, Sky, Fiat, Sadia e Itaú.