Diego Oliveira: só ter a informação não bastaEm janeiro de 2014, os Estudos Marplan EGM (Estudo Geral de Meios) serão lançados com muitas novidades. A Ipsos, referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados, que faz a pesquisa, anuncia o lançamento de um produto mais original e exclusivo com três grandes diferenciais para o mercado: o aumento da cobertura incluindo regiões importantes do Brasil, a simplificação e o ganho de tempo para a leitura dos números.

Além de ampliar a cobertura, que vai passar de 13 para 22 mercados, incluindo o Nordeste, por exemplo, que ganha mais atenção, a faixa etária também foi ampliada de 10 a 60 anos para zero a 60 anos. Haverá também a simplificação da ferramenta que virá unificada e a prestação de consultoria para aplicação das informações. “O estudo será o mais completo do Brasil”, diz Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT.

Oliveira comenta que a pesquisa ficará mais completa porque vai representar um universo de 80 milhões de brasileiros, enquanto antes era de 50 milhões. Como é um estudo contínuo, os relatórios serão mensais e não mais trimestrais como eram antes. Também será estudado o comportamento das pessoas quando estão conectadas através da pesquisa EGM Online. O mercado de luxo é outro ponto abordado e como os meios de comunicação estão na vida das pessoas é também tema do estudo.

“Procuramos atender as várias demandas de mercado, trazendo um olhar diferenciado para entender diversos setores. Também vamos prestar um serviço de consultoria para auxiliar no que fazer com a informação, pois só ter a informação não basta. É preciso saber usá-la”, conta Diego. “Com o serviço de consultoria que vamos prestar, vamos trabalhar em conjunto com o cliente de forma personalizada. Vamos poder cruzar os dados e escolher os melhores meios para indicar aos clientes”, adianta.

De acordo com Mauricio Duarte, diretor-geral da Ipsos Media CT, área responsável pelos Estudos Marplan EGM, com as inovações o usuário terá maior facilidade no entendimento das informações e poderá traçar um perfil do consumidor de mercado a mercado, entender o tipo de consumidor por região e aferir atitudes e comportamentos específicos.